Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Freepik

Publicado em 13/04/2021, às 08h32 - Atualizado em 01/12/2022, às 15h43 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


As glândulas de Bartholin, localizadas na região da vulva, são responsáveis pela lubrificação da vagina. Essa secreção é drenada por dutos, que podem entupir. Quando isso acontece, todo o muco produzido fica obstruído, o que causa uma bolinha inflamada, conhecida como cisto de Bartholin. Quando esses cistos infeccionam por causa da obstrução e das bactérias que normalmente já existem na vagina, essa inflamação passa a ser chamada de bartolinite.

Sintomas de Bartolinite

Por causa da dor que evolui rapidamente, assim como o inchaço do cisto, a mulher com bartolinite costuma ser uma paciente de pronto-socorro. Caso algum desses sintomas apareça, a melhor indicação é procurar um especialista para diagnosticar e fazer o tratamento da infecção da maneira correta.

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina (Foto: Freepik)

Como acontece a inflamação?

Na maioria das vezes, a bartolinite tem causa infecciosa. Ela acontece espontaneamente, por causa das bactérias da própria região vaginal, não é transmissível sexualmente e qualquer mulher pode ser acometida por essa inflamação, apesar de ser mais habitual em mulheres sexualmente ativas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através do exame ginecológico visual ou a partir do apalpamento. Existem glândulas de Bartholin nos lados esquerdo e direito dos grandes lábios, e um desses lados fica bastante inflamado, normalmente com um cisto grande.

É possível tratar a bartolinite com um método cirúrgico simples (Foto: Divulgaçlão / Igor Padovesi)

É grave?

A bartolinite não traz nenhum risco, mas gestantes devem ficar atentas à infecção. Como qualquer infecção, ela é mais perigoso porque pode aumentar o risco de parto prematuro e dificultar as chances de ter um parto normal.

Qual é o tratamento?

O tratamento da bartolinite é cirúrgico, mas a paciente não precisa ser internada. Para esvaziar todo o pus do cisto de Bartholin, a inflamação é drenada e depois a mulher é medicada com antibiótico para que a melhora seja mais rápida. Em casos de reinfecção, é necessário fazer uma cirurgia para retirar a glândula comprometida.

Fontes: Dr Igor Padovesi, Ginecologista e Obstetra da USP e do Hosp. Albert Einstein, colunista e embaixador da Pais&Filhos, e pai de Beatriz e Guilherme (www.igorpadovesi.com.br) e dra. Fernanda Pepicelli, ginecologista e obstetra pela Febrasgo, mãe de Rafael.


Palavras-chave
Saúde Bartolinite bartolinite causa bartolinite causas emocionais bartolinite é dst bartolinite é grave bartolinite fotos bartolinite passa bartolinite pega bartolinite remédio bartolinite tem cura bortolini carocinho na vagina caroço caroço na parte interna íntima feminina Cisto de Bartholin como curar bartolinite como tratar bartolinite doença em mulher doença feminina doença na vagina glandulas de bartholin herpes vaginal infecção na vagina infecção urinaria levofloxacino o que é bartolinite ofloxacina vagina

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa