Família

“Barbie” e “Ken” crescem cerca de 300% nas pesquisas de nomes para bebês

Margot Robbie interpretará a personagem principal, Barbie - Divulgação/Warner Bros.
Divulgação/Warner Bros.

Publicado em 10/08/2023, às 12h01 - Atualizado em 14/08/2023, às 08h39 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


Margot Robbie no filme Barbie
Margot Robbie interpretará a personagem principal, Barbie (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

Com o grande sucesso do novo filme da Barbie dirigido por Greta Gerwig, diversos pais estão se inspirando em personagens do longa para batizar os filhos. Em entrevista à revista People, a editora-chefe do site de nomes de bebê, Nameberry, disse que as pesquisas pelo nome “Barbie” (a abreviatura de Barbara) cresceram cerca de 603% desde o lançamento do primeiro trailer da produção, em abril de 2022.

Segundo o TMZ, as buscam aumentaram cerca de 300% pelos nomes ‘Barbie’ e ‘Ken’. As buscas pelo o apelido “Ken” (diminutivo de Kenneth) também subiram nos últimos meses e apresentam uma alta cerca de 293% nas pesquisas. No momento, “Barbie” está na posição número 1.896, na lista de nomes femininos mais populares do site norte-americano. Já o nome do companheiro da boneca está na colocação número 113.

Ryan Gosling e Margot Robbit em Barbie
Ryan Gosling interpreta o boneco Ken, par de Barbie (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

“Barbie e Ken estão despertando o interesse dos pais, mas isso não significa que isso se traduzirá em uso real”, comentou a editora-chefe da Nameberry, Sophie Kihm. “Barbie e Ken são nomes datados que ainda não devem voltar, então, embora possa haver um ligeiro aumento do filme, nenhum deles estará entre os nomes de bebês mais populares de 2023”, acrescentou a jornalista.

Filme da Barbie traz mensagem que muitas mães se identificam: “Me encontrei novamente”

O tão aguardado filme da boneca Barbie chegou aos cinemas em Julho de 2023 e já se tornou um sucesso de bilheteria, quebrando recordes de estreia. Para as mães, o filme também as aproximou das experiências pessoais , isso porque enxergaram na Barbie uma jornada estranhamente semelhante à vida de uma mãe no pós-parto.

Barbie, filme da Barbie, Margot Robbie, Ryan Gosling, Greta Gerwig, live-action Barbie
A classificação indicativa do filme é maiores de 12 anos (Foto: Divulgação/Warner Bros./YouTube)

“Eu definitivamente vi aqueles primeiros anos de maternidadenela, na Barbie”, disse Meg, ao jornal Today. Meg, que é mãe de quatro filhos diz que “relacionou a Barbie como se estivesse relaxando fisicamente”, especialmente quando ela largou o emprego logo depois de se tornar mãe e se livrou de todas as suas “roupas profissionais que a tornavam uma mulher diferente”.

Michelle Garrett, mãe de dois filhos, concorda com Meg, acrescentando que o filme a lembrou de como é difícil quando uma recente mãe julga suas escolhas. “Eu definitivamente experimentei aquela sensação de ‘não importa o que eu faça, nem todo mundo vai ficar feliz”, disse Garrett. “Você se cansa tentando agradar a todos. Você não reconhece seu corpo, sua aparência ou suas próprias emoções”.

Margot Robbie e filha da criadora da Barbie
Em uma das cenas do filme, a boneca Barbie aparece conversando com uma senhora que, na verdade, não é a filha da criadora que foi a inspiração para criação (Foto: Reprodução/Twitter)

No filme, Barbie enfrenta uma crise existencial após se aventurar no “Mundo Real”, questionando quem ela é, experimentando os desafios do perfeccionismo e as armadilhas das expectativas de tentar ser alguém melhor. E foi justamente esse enredo que cativou Christian, que disse que a história escolhida pelos produtores do filme, dos pés repentinamente chatos de Barbie, cabelo antes perfeito agora bagunçado e um senso sem certezas sobre si mesmo – parecia semelhante à sua experiência do pós-parto.

“Eu experimentei esse sentimento pós-parto – assim como a depressão pós-partosevera, três vezes”, disse Christian, mãe de três filhos. “É uma sensação muito inquietante em um momento que ‘deveria’ também ser alegre. Aí começam a surgir todas as perguntas, como: ‘Vou ser uma boa mãe?’, ‘Como vou fazer malabarismos com mais de um filho? Completou a mãe,

Filme da Barbie é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling
Filme da Barbie é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling (Foto: Reprodução/ Instagram)

Christian não é a única mãe que viu o filme como uma referência do tempo difícil que foi a fase do pós-parto. Gallagher desabafou, emocionada: “A primeira parte que me impressionou foi quando a ‘Barbie Estranha’ estava segurando os sapatos estereotipados da Barbie, e um par do chinelo Birkenstocks, meu filho de 4 anos literalmente gritou no cinema: ‘Ei mãe, esses sapatos são seus!’ Eu estava tipo: ‘Oh meu Deus, sou eu como mãe sendo representada no filme“.

“Cada marco importante como mãe me forçou a vir para o ‘mundo real’ e me encontrar novamente”, disse Gallagher. “Tive que perder e liberar partes de mim que não me servem mais. Tive que dizer a mim mesmo que não vou mais me abandonar, e acho que isso realmente ficou claro no filme. Ver isso tão claramente na tela grande foi muito útil para as mães”, finalizou.

Barbie, boneca Barbie, filme da Barbie, live-action Barbie, Margot Robbie, Greta Gerwig, Ryan Gosling
Apesar de ser sobre uma boneca, o filme não é para crianças (Foto: Reprodução/Mattel)

Embora o filme certamente signifique coisas diferentes para pessoas diferentes, o fato de Greta Gerwig, diretora do filme, estar no auge da maternidadedurante a criação do filme torna os paralelos com a maternidade ainda mais proeminentes para muitos espectadores. Em entrevista ao Today, Greta diz: “Há um momento em que, como mulher, você percebe que os ideais que você tem para si mesma e viver o que você sonhou não são isso o tempo todo. Esse é um sentimento que acho que todo mundo experimenta, mas era mais óbvio com os pés chatos e o cabelo bagunçado.”

Ryan Gosling e Margot Robbit em Barbie
Ryan Gosling interpreta o boneco Ken, par de Barbie (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

As conclusões do filme para todas essas mães no que se refere à maternidade se estendem muito além do período pós-parto. “Gostei que o filme tornou a mãe a heroína”, disse Garett. “Sim, a Barbie me ajudou a salvar o meu dia, o dia da mãe heroína!” Para Meg, o filme também serve como um lembrete para todas as mães de que tudo é uma estação de alongamento, crescimento e constante mudança. “Nós nos apegamos a alguns confortos do passado enquanto procuramos novos confortos em cada estação que chega para nós.”


Leia também

O empresário excluiu as fotos com Isis de seu Instagram - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marcus Buaiz levanta suspeita de término com Isis Valverde: “Falta de interesse”

Modelo que estaria grávida de Neymar fez aparição na reta final da gravidez - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do terceiro filho de Neymar faz rara aparição na reta final da gravidez

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Isis Valverde fala sobre boatos de término com Marcus Buaiz - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Isis Valverde fala sobre boatos de término com Marcus Buaiz: “A gente está vivendo”

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor