Família

AstraZeneca diz ter encontrado vacina 100% eficaz contra a Covid-19

Unsplash

Publicado em 27/12/2020, às 13h18 - Atualizado às 13h18 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


A farmacêutica britânica AstraZeneca afirma ter encontrado uma vacina 100% eficaz contra casos graves da Covid-19.  A informação foi dada pelo diretor-geral da empresa, Pascal Soriot, em entrevista ao jornal Sunday Times na manhã deste domingo, 27 de dezembro. A agência reguladora do Reino Unido deve se pronunciar sobre o novo imunizante nos próximos dias. 

A informação foi divulgada neste domingo (Foto: Unsplash)

De acordo com Soriot, pesquisas complementares levaram os cientistas a encontrar a “fórmula vencedora” do medicamento. Atualmente, a AstraZeneca trabalha em parceria com a Universidade de Oxford. 

O diretor-geral também afirmou que a nova vacina é capaz de garantir uma proteção de “100% contra formas graves da Covid-19”. O anúncio é feito em torno de expectativas globais para a aprovação do imunizante desenvolvido pela farmacêutica britânica – além do baixo custo, cerca de 4 euros por dose, o medicamento pode ser conservado em congeladores convencionais, ao contrário das doses da Pfizer.

AstraZeneca espera começar vacinação no Brasil em fevereiro

O CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, comentou em evento global, envolvendo a OMS, que tem planos de começar a vacinação contra a covid-19 no Brasil em fevereiro de 2021. O executivo da empresa deixou claro ainda que o processo depende da Anvisa e da Fiocruz.

“Estamos trabalhando com a Anvisa no Brasil para ter a aprovação (da vacina) o mais rapidamente possível. Submetemos nosso dossiê para cerca de 20 países, além da Europa e Reino Unido. Esperamos ter a aprovação durante o mês de janeiro”, disse ele.

Ele ainda comentou que a fabricação e abastecimento está nas mãos da Fiocruz, então estamos dependendo da velocidade dela. O CEO ainda disse que do primeiro semestre não passa.

A vacinação deve começar em fevereiro (Foto: Getty Images)

A vacina foi desenvolvida em colaboração com a Universidade de Oxford e, no caso brasileiro, um acordo estabeleceu um compromisso de acesso de 100 milhões de doses.

Mas a vacina teve de passar por um novo teste que não estava previsto no cronograma, após a empresa admitir um erro na dosagem da vacina. O novo estudo testou uma dosagem menor da vacina nos voluntários para medir sua eficácia.


Palavras-chave
Comportamento Saúde coronavírus covid-19 vacina contra coronavirus AstraZeneca

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar