Família

Arte no ovo

Com guache, cascas de ovos de galinha e forminhas de doce, você cria um mimo para a Páscoa e uma farra com a criançada

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A Páscoa não é só ovo de chocolate. Tem seus significado religiosos especialmente para os cristãos e suas tradições que vieram das mais diversas culturas. No leste da Europa, é hábito pintar cascas de ovos e presentá-los a pessoas queridas, recheados com doces. Lá, o mimo é associado à chegada da primavera – que no hemisfério norte é em abril – e à fertilidade.

O básico da técnica de pintar casca de ovos é simples, e você pode fazer na sua casa com as crianças. Os preparativos começam uns dias antes: quando for usar ovos para outras receitas, esvazie a casca sem quebrar, fazendo um orifício bem na base. Lave com cuidado, deixe secar e guarde.

Anúncio

FECHAR

No dia de pintar com as crianças, deixe tinta guache e pincéis finos disponíveis. Há, ainda, a possibilidade de tingir as cascas com papel de seda e vinagre. Não requer muita habilidade: basta cortar pedaços pequenos de cores variadas de papel de seda, embebê-los em vinagre e grudá-los à casquinha. Quando toda a superfície estiver coberta, espere secar. Depois, remova os papeis.

Para preencher as claras, você pode preparar amendoim açucarado. Para isso, você vai precisar de:

  • 500g de amendoim cru
  • 500g de açúcar
  • um copo d’água
  • uma colher de chá de sal

Torre o amendoim na panela, mas tome cuidado para não queimar. Acrescente o açúcar, o sal e a água, e vá mexendo com uma colher de pau até a mistura secar e o açúcar aderir aos amendoins. Disponha a mistura na assadeira, espere esfriar, coloque dentro das cascas e sele com forminhas de docinhos de festa e cola líquida (pouquinha e sobre a casca para que não se misturar ao doce ).

” type=”text” />