A árbitra-chefe chinesa Qiurui Zho, que causou controvérsia ao atribuir uma nota discutível para a ginasta brasileira Rebeca Andrade na final da trave nesta segunda-feira, 5 de agosto, foi flagrada tirando fotos com a medalha de prata conquistada por Zhou Yaqin. No vídeo, Qiurui Zho aparece junto a outras atletas da delegação chinesa nos bastidores do evento, em um momento que parece ser de descontração.

Rebeca Andrade realizou uma sequência sólida na trave, mas recebeu uma nota de 13.933, ficando em quarto lugar. A pontuação gerou grande insatisfação tanto na comissão técnica brasileira quanto entre os fãs, que acusaram a arbitragem de “assalto à mão armada”. Em contraste, a chinesa Zhou Yaqin alcançou a segunda posição com uma nota de 14.100.
🚨Atenção. Olhem esse absurdo
⚠️Que roubo na cara de pau. Está escancarado. Não podemos aceitar e relevar isso
🇨🇳A ÁRBITRA CHEFE que deu a nota baixa para a Rebeca é Chinesa
❌Olhem ela com a medalha da Chinesa que subiu ao pódio nas mãos
❌REVOLTANTE https://t.co/lPjJEDKXZx pic.twitter.com/vqQkSXqNVr
— Luciano Vincler (@LucianoVincler) August 5, 2024
Rebeca Andrade tem conquista inédita e é ouro no solo de ginásticas

Nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, a ginasta Rebeca Andrade trouxe mais uma medalha para o Brasil, e desta vez é o ouro!
QUE TIME! QUE ATLETA! QUE MULHER MARAVILHOSAAAAA! HOJE VOCÊ ENTROU PRA HISTÓRIA, REBECAAAAA! 💖✨💚💛💙 #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/WcmbkLnWKc
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 5, 2024
No final do solo nas Olimpíadas Paris-2024, a atleta pontuou 14.166 e garantiu o primeiro lugar no pódio. Passando Simone Biles, a brasileira conquistou a medalha, a primeira de ouro na ginástica para o Brasil neste Jogos. Esta é a quarta medalha de Rebeca em 2024. A ginasta ficou em terceiro lugar na final do por equipes, e em segundo no individual geral e no salto. A campeã olímpica é a brasileira com mais medalhas na história do Brasil, possuindo incríveis seis no portfólio.