Família

Aracy Balabanian nunca teve filhos, mas era ‘mãe de consideração’ de ator famoso

A atriz optou por não ser mãe, mas tinha muitos “filhos do coração” - Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo

Publicado em 07/08/2023, às 08h02 - Atualizado às 11h31 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian perdeu a vida nesta segunda-feira, 07 de agosto. Ela nunca casou, nem teve filhos, por opção própria, já que decidiu priorizar a carreira. “Acho que não tive filhos nem me casei por falta de tempo mesmo. Minha vida sempre foi muito ligada ao trabalho”, como já disse em entrevista ao Extra.

Aracy Balabanian, o que aconteceu com Aracy Balabanian, família Aracy Balabanian, família Aracy Balabanian
A atriz optou por não ser mãe, mas tinha muitos “filhos do coração” (Foto: Reprodução/TV Globo)

Apesar disso, a atriz sempre teve uma família grande: eram 13 sobrinhos, 12 sobrinhos-netos e um bis-sobrinho-neto, além da afilhada Antônia, filha de um figurinista amiga.

Aracy participava de tudo na vida de Antônia, como leva-la ao dentista e ao balé e dar presentes. Como disse em entrevista à Revista Quem: “Amo comprar ‘roupinhas’. Ela tem cabelo cacheado e, de vez em quando, quer fazer chapinha… Pego de cabelo cacheado e entrego de cabelo liso”.

Aracy Balabanian tinha filho de consideração

Na ficção, Aracy tinha um filho de consideração, o ator Marcello Novaes. Ela interpretou a mãe dele em diversas novelas e, por isso, até nos bastidores era assim que ele a chamava: “Mãe”. “Eu só a trato assim porque é assim que eu a considero, de verdade”, contou Marcello ao Extra em 2016.

Em “Sol Nascente”, novela exibida em 2016, o ator interpretou, pela terceira vez, um filho de Aracy. Foi assim também em “Rainha da Sucata” (1990) e em “Deus nos acuda” (1992).

aracy balabanian e marcello novaes
Aracy tinha um filho de consideração, o ator Marcello Novaes (Foto: Reprodução/Rede Globo)

“Na primeira vez, fiquei extremamente honrado por trabalhar com Aracy, aprendi muito com ela. Na segunda, tinha certeza de que nossa parceria daria certo, eu já tinha uma mãe pronta. E agora o prazer se repete. Vinte e seis anos depois, eu continuo fascinado por ela, que continua a mesma pessoa, desde que a conheci. Valorizo muito as relações verdadeiras. Teve um dia em que Aracy chegou ao estúdio avisando: “Estou de mau humor, hein?”, e logo soltou duas gargalhadas. Ela é assim, divertida. Nunca a vi de cara fechada, reclamando. Se preciso de um colo, corro para o dela”, contou o ator na época, em entrevista ao jornal Extra.

Morte de Aracy Balabanian

A atriz veterana da TV Globo, que foi diagnosticada com câncer no pulmãono fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada por familiares e amigos.

Aracy Balabanian
Aracy Balabanian ficou famosa por papeis icônicos na TV Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)

A informação foi divulgada por Fábia Oliveira em sua coluna no Metrópole. De acordo com o programa ‘A Tarde é Sua’, em outubro do ano passado, durante o tratamento para um derrame pleural, que resulta no acúmulo de líquido nos pulmões, Aracy descobriu dois tumores nos órgãos, o que a abalou profundamente. O mundo artístico perde, assim, um grande talento e referência na arte.

Mais de 60 anos de carreira

Aracy Balabanian foi atriz, com mais de 60 anos de carreira dedicados à TV, ao teatro e ao cinema. Filha de armênios que vieram para o Brasil fugindo do genocídio, fixaram-se em Campo Grande (MS). Ingressou na vida artística pelos palcos, enfrentando o preconceito da época.

Foram vários personagens marcantes ao longo da carreira: a sofrida Maria Faz-Favor de Coração Alado (1980); a divertida Dona Armênia de Rainha da Sucata (1990), que retornou à cena em Deus nos Acuda (1992); a perigosa Filomena Ferreto de A Próxima Vítima (1995); e a socialite Cassandra da sitcom Sai de Baixo (1996-2002), entre outras.

Aracy Balabanian
Atriz, que nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, estreou na Globo em 1972 (Foto: Divulgação/TV Globo)

Paralelamente à carreira na TV, seguiu com trajetória no cinema e como um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Entre os principais trabalhos, estão peças dirigidas por Ademar Guerra, como Hair (1968) e interpretando Clarice Lispector em Clarice Coração Selvagem (1998).

Em 2020, foi internada com insuficiência respiratória, mas recebeu alta após quatro dias. Por pertencer ao grupo de risco na pandemia da Covid-19, foi afastada do elenco da novela Quanto Mais Vida Melhor, da Globo, para a qual estava escalada.


Leia também

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Nahim, cantor que foi encontrado morto, faleceu sem conhecer a neta

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil