Família

Aprenda a fazer um bentô para o seu filho

Mostramos o passo a passo de um prato lindo e muito saudável

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Sabe aqueles pratos lindos, que transformam os alimentos em uma pequena obra de arte? Eles tem nome: bentôs. Os pratos coloridos e muito divertidos surgiu nas marmitas que os trabalhadores japoneses levam ao trabalho e ganhou o mundo. Hoje, há até competições para eleger o bentô mais criativo.

Aqui no Brasil, virou febre. Nossa página do Facebok vive cheia de refeições bonitas e várias pessoas nos perguntam como transformar os alimentos crus em personagens e desenhos. Evelyne Ofugi, mãe do Enzo, já fazia bentôs em casa e resolveu montar uma empresa para ensinar outras mães a transformar a alimentação dos filhos através dos alimentos estilizados.

Segundo ela, a ideia é mostrar que é possível “oferecer frutas, verduras e legumes de forma lúdica, divertida e nutritiva”. E tudo isso desde os primeiros meses de vida da criança. Evelyne conta que é possível criar bentôs para as crianças a partir dos 6 meses de idade. A Bentô Kids surgiu também como uma forma de “desmistificar essa relação que as pessoas têm de que o gostoso é o industrializado, o que os outros fazem, o junk Food e fast foods, e o natural, os legumes, frutas e verduras, são ruins”.

Anúncio

FECHAR

Por isso, ela criou uma apostila que ensina os pais a trazerem esta parte da cultura japonesa para dentro de casa. Pegamos algumas dicas de lá e mostramos para você.

– Procure usar alimentos frescos e saudáveis, como frutas, legumes e vegetais, como base do prato.
– Evite usar balar e pirulitos para enfeitar os pratos
– Não decore os doces, já que as crianças são atraídas naturalmente por eles.

Se você está achando difícil criar um personagem no prato do seu filho, relaxe! É possível transformar uma refeição simples em um bentô usando apenas ingredientes simples. Confira algumas ideias:

Olhos: use gergelim preto, uva passa, ameixa sem caroço, cacau em pó com um pouco de água (para fazer uma pasta), casca da berinjela ou feijão preto.

Boca: use a casca do pepino, da cenoura, alface cortado bem fininho, casca da maçã, a casca da berinjela ou uva passa.

Nariz: use tomate cereja, meia cenoura baby ou rodelas diversas de vários tamanhos de legumes.

Cabelo: use brócolis, cenoura ralada, alface, abobrinha ralada e refogada ou macarrão.

Orelhas de animais: use peito de peru, queijo branco, fatias de legumes ou frutas.

Como a ideia é transformar o prato em uma diversão, veja alguns personagens fáceis de criar, que farão as crianças se interessarem pela refeição cheia de legumes e alimentos nutritivos:
 
Palhaço
Cabelos: brócolis ou macarrão ou cenoura ralada
Olhos: qualquer opção acima citado
Boca: qualquer opção acima citado
Nariz: tomate cereja ou meia cenoura baby ou a tampinha do pepino

Passarinho
Olho: qualquer opção já citada
Bico: uma fatia em formato de triângulo feito cenoura ou um milho, se o passarinho for pequeno (feito com ovo de codorna)

Ensinamos a fazer um bentô fácil e muito nutritivo na sua casa. Veja o passo a passo do prato e da montagem:

Sopa de legumes com frango

Ingredientes
1 dente de alho picado
2colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
1 tomate sem semente picado
1 1/2 litro de água quente
1 peito de peru cortado em cubos
1 cenoura cortada em cubos
1 batata cortada em cubos
opcional: feijão de corda pré cozido
1 abobrinha cortada em cubos
Sal a gosto
Cheiro verde a gosto

Modo de preparar:
Tempere o frango com sal e o alho picado depois o refogue com a cebola, quando ele já estiver bem cozido acrescente a água e o restante dos ingredientes deixando o cheiro verde e o sal por último. Quando os legumes já estiverem cozidos, acrescente o sal a gosto e o cheiro verde e desligue a panela.

Arroz japonês

Ingredientes:
3 xícaras de arroz ( de preferência o japonês, pois o arroz brasileiro, mesmo sendo feito apenas com água, ainda sim fica bem soltinho)
6 xícaras de água

Modo de preparar:
Lave três vezes o arroz de forma delicada, sem esfregar, coloque em uma panela, acrescente a água e cozinhe durante 25-30 minutos em fogo médio.
* A tampa da panela deve ficar quase fechada enquanto estiver no fogo e não mecha no arroz enquanto estiver cozinhando na panela.

Opcional:
Tempero para o arroz (para sushi ou oniguiri):
80 ml de vinagre de arroz ou tempero para sushi (Tozan)
40g de açúcar
8ml de sake culinário ( Azuma Kirim)
4g de sal

Para montar o cachorrinho na banheira

Coloque a sopa de legumes com frango em um prato fundo ou uma vasilha e encaixe as partes do cachorrinho nela como se ele estivesse relaxando na banheira.

Para o cachorrinho, pegue o filme plástico e colocado um punhado de arroz. Feche o filme plástico como se fosse uma trouxinha, aperte bem o arroz e modele. Abra o filme plástico, pegue o arroz modelado e posicione-o no local desejado, depois é só colocar cada parte do corpo do cachorrinho em seu devido lugar.

Para os olhos, a boca, as patinhas e o nariz, utilize o norí (alga preta utilizada para fazer o sushi), uma tesoura para cortar os formatos desejados e uma pinça para posicionar os formatos no cachorrinho.

Pais&Filhos TV