Família

Aos 92 anos, idosa escreve livro à mão para netos e viraliza com história emocionante

Dona Zuleide Dória, de 92 anos, está realizando um sonho antigo e escrevendo um livro à mão para os netos - Reprodução/ aloalobahia
Reprodução/ aloalobahia

Publicado em 23/08/2023, às 12h28 - Atualizado em 26/08/2023, às 10h32 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


A soteropolitana Zuleide Dória teve cinco filhos e, agora, aos 92 anos, não só está escrevendo o seu primeiro livro como também viralizando nas redes sociais com uma história emocionante que divide com os netos. São 57 mil curtidas, 3 mil compartilhamentos e 630 comentários no Twitter que já fazem Dona Zuleide se sentir famosa.

Dona Zuleide Dória, de 92 anos, está realizando um sonho antigo e escrevendo um livro à mão para os netos (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

“Sonhos são para ser realizados”, com essa frase que dona Zuleide Dória resume a aventura de estar escrevendo um livro à mão para deixar como memória para os netos, e sua iniciativa encantou os internautas nas redes sociais. Sem familiaridade alguma com o computador, ela não pensou duas vezes para fazer o que tanto queria, e foi devagarinho que as lembranças foram sendo transformadas em letras no papel com incentivo das netas.

Depois de criar os cinco filhos e ajudar com os netos e bisnetos, Dona Zuleide resolveu se dedicar a escrever o livro sobre a vida dela à mão mesmo. A história viralizou com 57 mil curtidas, 3 mil compartilhamentos e 630 comentários no Twitter. “Uma história legal que eu escrevi é a de que eu encontrei uma pessoa que acho que Deus mandou para mim, que foi meu marido. Eu me encontrei com ele, me casei, fui feliz, tive meus cinco filhos”, disse a avó, que agora se diverte ao escrever mais histórias à mão.

As páginas repletas de perguntas compõem um presente feito para ser devolvido (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

As páginas repletas de perguntas compõem um presente feito para ser devolvido. Isso mesmo. Quem recebe, escreve e devolve para que quem presenteou possa ler e guardar. Victória ficou encantada e, de imediato, compartilhou o vídeo com o irmão, Rafael, de 23 anos, que também achou o máximo. Com a proximidade do Dia dos Avós, eles tinham o presente perfeito para Dona Zuleide.

Tudo começou quando a neta Victória, de 17 anos, se deparou no TikTok com um vídeo de uma menina bastante emocionada tentando ler um livro que a avó dela tinha escrito. Foi aí que Victória resolveu incentivar Dona Zuleide a fazer o mesmo, por que não? “Vó, me conta a sua história?”

Com a proximidade do Dia dos Avós, eles tinham o presente perfeito para Dona Zuleide (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

Inicialmente, Zuleide Dória não gostou da ideia, pois achou que não conseguiria, já que tem dificuldades para executar tarefas simples do dia a dia. Mas a outra neta Vanessa, que é psicóloga, tratou de convencê-la. “Eu fui explicando a proposta, li algumas perguntas do livro para ela e ela foi vendo que sabia responder e foi se interessando. Comecei orientando, guiando, e ela ia escrevendo conforme eu ia lendo. Passou um tempinho, eu me distraí e, quando vi, ela já estava escrevendo sozinha, virando as páginas, dona do mundo”, lembrou Vanessa.

“Eu me senti muito bem escrevendo, senti alegria, vontade de fazer. Gostei da experiência. Lembrei da minha infância, da minha época de juventude. Eu fui criada no meio de pessoas que gostavam muito de ler, escrever e conversar. E acho que eu sou assim também”, disse a avó. A psicóloga e neta ainda completou que o livro escrito à mão trará muitos benefícios à idosa.

Por enquanto, Dona Zuleide já completou seis páginas e se mostra empolgada para continuar a escrever (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

“Na velhice, é comum os idosos se desconectarem do que gostam, dos interesses, dos sonhos. Eles vão se distanciando da própria vida, principalmente se não recebem estímulos e acolhimento da rede de apoio”, afirmou. “[É como se fosse] a autobiografia da minha avó, que vai ficar para os filhos e para os netos, como uma lembrança muito bonita de quem ela foi e de quem ela é.”


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada