Família

Aniversário

Fazer aniversário é muito bom. Para ajudar na comemoração, veja aqui 45 curiosidades que você vai adorar saber sobre o que acontece nessa data

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

É tudo de bom. Quando criança, esperamos ansiosamente por esse grande dia. A festa, a decoração, os amiguinhos da escola, os presentes. Há quem faça questão de comemorar todos os aniversários — e o de todos da família. Mas também tem gente que prefere passar por essa data rapidinho. Nós adoramos festa! E, no nosso mês de aniversário, pensamos em celebrar nossos 46 anos com histórias, curiosidades e informações sobre esse universo de festas, temas e datas.

A ORIGEM

1- Música Parabéns a Você chegou ao Brasil em inglês. A Rádio Tupi organizou, em 1942, um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia. Entre as 5 mil participantes, a vencedora foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba.

Anúncio

FECHAR

2- Uma festa de aniversário que se preze tem que ter doces, guloseimas e bolo de aniversário, certo? Então, agradeça à deusa Ártemis (protetora das amazonas e caçadoras) pelo aparecimento do bolo. Segundo a lenda, os colonos levavam um preparado de mel e pão para um famoso templo como forma de agradecer à deusa.

3- Na Alemanha também: camponeses alemães do século 13 inventaram a kinderfeste (festa infantil), que começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Como hoje, o aniversariante tinha que apagar todas as velas de uma única vez, fazendo um pedido – que só se realizaria se fosse mantido em segredo.

ETIMOLOGIA

4- Aniversário: anniversarius (anni = “ano” + vers = “que retorna” + arius = “data”), que significa “o que volta todos os anos.”

5- Do latim commemorare = trazer à memória, “celebrar”, “recordar”.

6- Dizem que comemorar aniversário antes do dia não traz boa sorte para o novo ano de vida que começará, pois é no dia correto de nascimento que o anjo da guarda estará ancorado ao nosso lado para comemorar.

7- Segundo os deuses, a fumaça da vela leva os desejos e as preces dos fiéis até o céu para que eles sejam atendidos, daí as velas no bolo de aniversário. Já na Grécia antiga a mitologia conta que a deusa Ártemis era representada pela Lua, e um bolo coberto de velas acesas representava a lua cheia.

8- Não se sabe a data exata de quando os nascimentos começaram a ser celebrados em forma de festas. Mas alguns historiadores afirmam que a festa já era conhecida na Antiguidade, já que os romanos comemoravam o dia do nascimento com a festa dies sollemnisnatalis. O costume ainda é ocidental.

PELO MUNDO

9- No Brasil, a hora do parabéns acontece, geralmente, 40 minutos antes do fim da festa. É uma espécie de aviso de que o aniversário está chegando ao fim e que a mesa de doces está liberada.

10- Ainda por aqui, o Parabéns da Xuxa, lançado nos anos 80, tem seu lugar cativo em praticamente todas as festas infantis. Atualmente é a segunda música mais tocada em aniversários, de acordo com o Ecad.

11- No Vietnã, os aniversários são comemorados coletivamente e no ano-novo vietnamita, que segue o calendário lunar e acontece entre os nossos 21 de janeiro e 9 de fevereiro.

12- Nos Estados Unidos (e talvez no mundo inteiro), a versão mais famosa do Parabéns a Você  é a que Marilyn Monroe cantou (supersensual, na época) para o presidente John Kennedy.

13-  China, os anos de vida começam a ser contados na concepção. Assim, como seguem o calendário lunar, quando um bebê completa um mês é comemorado o primeiro aniversário.

14- É durante essa celebração que os bebê chineses são apresentados pela primeira vez aos parentes e amigos – e também quando seu nome é divulgado.

15- No Japão, algumas idades são consideradas idades de azar ou até mesmo perigosas, enquanto outas são dignas de comemoração. São feitos rituais especiais a fim de afastar a má sorte ou trazer boa sorte durante essas idades. Seijinshiki é a celebração da maioridade, que se comemora aos 20 anos de idade (tanto para homens como para mulheres).

16- Na Índia, a tradição pede uma festa bonita, com direito a oferendas de frutas, ervas e flores aos deuses no Ritual do Fogo Sagrado. Durante o ritual, queimam-se velas ao som de um mantra especial. 

TEMAS

17- Para os meninos, os temas mais procurados atualmente são: Angry Birds, Aviões e Carros.

18- Já as meninas preferem Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve e Casa de Bonecas.

NÚMEROS

19- Hoje nascem 105 meninos para cada 100 meninas.

20- Cada pessoa consome 70 gramas de bolo 6 docinhos e 10 salgados.

21- Ao completar 28 anos, você terá ultrapassado 10 mil dias de vida.

22- Você atingirá 500 meses de vida pouco antes de completar 42 anos.

23- Nos 80 anos de sua avó, ela comemora 700 mil horas de vida.

24- Agosto, setembro e outubro são os meses mais férteis. Abril é o pior.

25- Aos 40 anos, já terá vivido mais de 1,2 bilhão de segundos.

26- A Índia é o país com maior quantidade de partos: 33 por minuto.

27- O enorme bolo de aniversário de São Paulo é devorado em 10 segundos  

28- De acordo com a ONU, nascem, em média, 3 crianças por segundo.

29- Hajji Hassanal Bolkiah Muhizzaddin Waddaulah, primeiro-ministro do Brunei, gastou 975 mil dólares no aniversário de 9 anos do sobrinho com a decoração.

30- Se você tem 20 anos já viveu mais de 10 milhões de minutos

31- A versão americana do Parabéns a Você (Happy Birthday to You) rende royaltes à gravadora Warner desde 1987. Atualmente, uma disputa judicial quer tornar  a música de domínio público e fazer com que a gravadora devolva tudo que for considerado lucro indevido.

32- No Brasil, Parabéns a Você se tornará pública em 1º de janeiro de 2017, visto que a autora da letra, Patty Hill, morreu há quase 70 anos.

33-  O bolo de aniversário de São Paulo, feito no bairro do Bexiga, foi criado em 25 de janeiro de 1985 por Armando Puglisi. O bolo tem em comprimento o número de anos da cidade. Em 2014, tinha 460 metros. Imenso.

34- Nos 50 anos de Pelé, ele organizou uma partida para 70 mil torcedores: a Seleção Brasileira enfrentou a Seleção do Resto do Mundo. 

A FESTA

35- Na Grécia antiga, existia o costume de brindar pela saúde das pessoas e dos deuses do Olimpo. Os romanos, frequentemente, brindavam pela mulher de cada um deles, e algumas vezes até bebiam um copo de vinho para cada letra do nome da pessoa brindada.

36- O brigadeiro é uma tradição brasileira que se tornou popular em 1940, durante a campanha do brigadeiro Eduardo Gomes que, na época, usava a seguinte rima: “Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro”.Sucesso. 

37 No  Egito antigo e em Roma, o hábito de dar presentes aos aniversariantes tinha a finalidade de afastar os maus espíritos. Durante a Idade Média, na Alemanha, há registro de uma espécie de Papai Noel, que tinha a função de distribuidor de presentes.

38- Acredita-se que os balões foram os primeiros brinquedos das crianças. Mas eles não eram feitos de borracha como hoje, e sim de intestinos e tripas de animais mortos e inflados com ar. Nas festas, eles passaram a figurar como um agrado às crianças.

39- Os cartões de aniversários surgiram na Inglaterra, no século 20. As pessoas enviavam os cartões como forma de pedido de desculpas por não terem comparecido à festa. Hoje, os convidados preferem fazer os cartões e entregá-los pessoalmente.

ANO BISSEXTO

40- Nascidos em 29 de fevereiro comemoram o primeiro aniversário adicionando 365 dias à data de nascimento. Assim, quem nasceu no dia 29 de fevereiro de 1996, por exemplo, comemorou seu primeiro aniversário 365 dias depois que nasceu, ou seja, no dia 28 de fevereiro de 1997. O mesmo ocorreu em 1998 e em 1999 mas, a partir dai, novamente faz-se como as outras pessoas, ou seja, adicionam-se 366 dias, pois o ano seguinte será bissexto. 

PARABÉNS AOS PERSONAGENS

41 – Aniversários de personagens

Super-homem: 29 de fevereiro

Xuxa: 27 de março

Alice, do País das Maravilhas: 4 de maio

Garfield: 19 de junho

Indiana Jones: 1º de junho

Harry Potter: 31 de julho

Snoopy: 2 de outubro

Hello Kitty: 1º de novembro

Mickey: 18 de novembro

42- Em  2014 o Batman faz 75 anos. O dia certinho, no entanto, é uma incógnita, já que os especialistas das histórias em quadrinhos consideram nove datas possíveis.

43- Em 4 de junho deste ano, a atriz Angelina Jolie comemorou 39 anos com o tema “Malévola”, filme no qual encena a vilã da história inspirada no conto da Bela Adormecida.

FILMES

44- A Bela Adormecida é um clássico da Disney que tem o aniversário de Aurora no centro da fábula. No final, o amor salva a princesa.

45- Em ToyStory, o aniversário de Andy é sempre tenso para os brinquedos,pois ele ganha novos presentes, que poderão substituí-los