Família

Alimentação: entenda por que as bebidas vegetais podem ser uma ótima opção para a nutrição do seu filho

Divulgação

Publicado em 24/02/2021, às 12h37 - Atualizado às 12h55 por Isabel Martins


Compartilhe:


As crianças que têm entre 2 e 6 anos de idade estão na fase pré-escolar e esse momento deve ser acompanhado de perto pelos pais, já que é nessa fase que seu filho começa a formar os hábitos. As bebidas feitas com vegetais são uma boa forma de inserir o alimento no dia a dia das crianças.

As bebidas vegetais ajudam a criar hábitos alimentares na primeira infância (Foto: Divulgação)

Durante esse período de 2 a 6 anos eles perdem o apetite e ficam mais seletivos quanto aos alimentos que vão ingerir. Isso acontece porque as crianças nessa faixa etária crescem menos e ganham menos peso do que durante os dois primeiros anos de vida. Muitas vezes, os pais acham que essa inapetência é um problema de saúde e não fisiológico, é muito comum que eles levem as crianças ao pediatra e falem que o filho não come como costumava.

Esse momento requer uma atenção tanto nos aspectos nutricionais, quanto nos comportamentais, já que se não forem corrigidos, podem aparecer na criança quando ela se tornar adulta. É sempre importante lembrar que o paladar infantil tem uma inclinação ao doce, por ser um alimento inato  ao ser humano e que não precisa de incentivo.

(Foto: iStock)

“Oferecer às crianças alimentos in natura nesta fase é essencial para que o aporte dos principais nutrientes seja alcançado, como também exista a educação do paladar estimulado pelos 5 sabores: doce, amargo, azedo, salgado e umami. Minimizar o consumo diário de alimentos pouco nutritivos, muito calóricos e atraentes também podem comprometer a boa conduta alimentar na infância, por isso é importante ter conhecimento sobre a classificação deles na participação do cardápio dos pequenos”, explica Alessandra Luglio, nutricionista e Consultora Científica da A Tal da Castanha.

Existe no país o Guia Alimentar Brasileiro, que é documento que tem como finalidade direcionar as escolhas alimentarem da população brasileira para incentivar uma alimentação mais saudável, ele ainda fala o que são alimentos in natura, minimante processados, processados e ultra processados.

Classificação dos alimentos:

“Na fase pré-escolar, por exemplo, é importante a oferta de alimentos ricos em ferro, cálcio, vitamina A e D, zinco e fibras. Alimentos fortificados, sem adição de aditivos artificiais, podem fazer parte e funcionam como uma ótima estratégia para aumentar o aporte de nutrientes.”, diz Luglio. “O estudo Nutri-Brasil Infância, avaliou a ingestão de nutrientes em crianças com idade de 2 a 6 anos que frequentavam escolas públicas e privadas abrangendo todas as regiões do Brasil e encontrou como resultado uma média de 45% na prevalência da inadequação do cálcio entre as crianças de 4 a 6 anos.”

Escolhendo os produtos

Bebidas à base de ingredientes naturais, minimamente processados, livres de aditivos sintéticos, com baixo teor de açúcar já são uma realidade no Brasil. A Tal da Castanha, por exemplo, lançou novas bebidas vegetais direcionadas para o público infantil, O produto não usa nada de origem animal e só tem ingredientes naturais e orgânicos, sendo 100% vegetal, sem soja ou OGM e enriquecido com cálcio, fibras e ótimos nutrientes.  Além de nutrir, a bebida passa a ter um papel relevante na construção de um paladar mais limpo e menos estimulado pelo açúcar.


Palavras-chave
Família Saúde Alimentação Criança Mãe filhos alimentação infantil alimentação saudável

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha