Publicado em 06/11/2020, às 15h21 por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto
Dados de 65 milhões de crianças foram usados para estudar, em 193 países, como a alimentaçãoinfluencia no crescimento de pessoas que tenham de 5 a 19 anos, as consideradas crianças em idade escolar. O resultado a que se chegou foi uma diferença de 20 centímetros entre a criança mais alta e a mais baixa.
Para as meninas, essa lacuna equivale a oito anos e para os meninos, seis. Por exemplo, uma menina holandesa de 11 anos da tem a mesma altura que uma menina de 19 anos da Guatemala. O time internacional que participou do estudo, alertou que essa grande variação de nutrição das crianças, especialmente a falta de comida boa, pode deixar a criança mais baixa do que o previsto e aumenta a chance de obesidade infantil.
Essa pesquisa foi realizada de 1985 a 2019 e a conclusão foi que as adolescentes de 19 anos mais altas moravam no Norte e no centro da Europa, incluindo a Holanda, Montenegro, Dinamarca e Islândia. Já as meninas de 19 anos mais baixas eram de regiões do sul e sudeste da Ásia, América Latina e leste africano, incluindo Bangladesh, Guatemala e Nova Guiné.
Os países que tiveram um aumento na altura das crianças, foram os mesmos que tiveram um crescimento econômico. Por exemplo, as crianças chinesas de 2019 estão 8 centímetros mais altas que as de 1985. Entretanto, no Reino Unido o número abaixou, as crianças passaram da 28ª posição para a 49ª posição no ranking global da altura.
Eles também perceberam que maioria das crianças de até 5 anos estão dentro dos padrões de peso e altura considerados saudáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas quando eles começam a frequentar a escola, essa taxa diminui. O professor Majid Ezzati e autor do estudo Imperial’s School of Public Health (Escola Imperial de Saúde Pública), explica: “Crianças em alguns países crescem saudavelmente até os cinco anos, mas se atrasam durante os anos escolares. Isso mostra que existe um desiquilíbrio entre o investimento em melhorar a alimentação das crianças em idade pré-escolares e das crianças em idade escolar e adolescentes. Essa questão é importante especialmente durante a pandemia da COVID-19, quando as escolas estão fechadas e muitas famílias pobres não podem providenciar a alimentação correta para seus filhos.”
O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, cliqueaqui!
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Motivo da queda do avião da Voepass em Vinhedo é revelado
Família
Homem tortura pai de 69 anos e publica vídeos do momento nas redes sociais
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"