Família

Alimentação: deixar pratos saudáveis atrativos para seu filho e ensinar a diversidade das comidas é importante

Alimentação infantil

Publicado em 06/12/2021, às 14h43 por Hanna Rahal


Compartilhe:


Tudo o que construímos na infância nos acompanha pelo resto da vida. Por isso, você precisa ensinar hábitos saudáveis, falar sobre a diversidade dos alimentos e servir de exemplo para o seu filho quando o assunto é a alimentação saudável. Para te ajudar nessa missão, conversamos com a Nadia Almeida de Souza, nutricionista do Centro de Atenção Integral e Saúde de São Cristóvão, responsável pelos Programas de Prevenção e Orientação, e com a Dra. Claudia Marilia Fenile Conti, especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Médica do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Qual o papel dos pais na construção do hábito alimentar de uma criança?

Existem predisposições genéticas para se gostar ou não de determinados alimentos e diferenças na sensibilidade para alguns gostos e sabores herdados dos pais. Essa influência genética vai sendo moldada pelas experiências que temos ao longo da vida.

As crianças aceitam melhor um alimento novo quando ele é oferecido e consumido por outra pessoa, mais do que quando é somente oferecido. Os hábitos alimentares da criança são uma extensão do que ocorre em casa. Os pais são responsáveis pelo que é oferecido à criança, e a criança é responsável por quanto e quando comer.

A partir de qual idade pode ser feita a introdução das frutas, verduras e carnes?

“Uma alimentação saudável é importante na infância, pois será fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, reduz o risco de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e diminui o sedentarismo na fase adulta”, afirma a Dra. Cláudia.

Aos 6 meses de vida a criança pode receber os alimentos complementares. Os alimentos alergênicos, como ovo e peixe, devem ser introduzidos após 9 meses. Tenha cautela ao oferecer alimentos como kiwi e morango por conta dos agrotóxicos. Evite açúcar, mel, alimentos gordurosos e alimentos condimentados.

Crianças podem manter uma alimentação vegetariana ou vegana?

Tendo em vista que as crianças estão em fase de crescimento e desenvolvimento, elas precisam de uma alimentação completa e balanceada com alimentos construtores ( leite, ovo, carne vermelha, carne branca), energéticos (pães, bolachas, cereal sem açúcar) e reguladores (verduras, frutas e legumes). Os alimentos restritos na alimentação vegana e vegetariana estão no grupo dos construtores, que age na formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos.

Porém, se for um hábito familiar, é importante que a criança tenha acompanhamento com nutricionista e pediatra, e a dieta deve ser monitorada para verificar se atende as necessidades nutricionais e se não oferece risco ao crescimento da criança. Tenha atenção às principais carências envolvidas nessa restrição, como proteína, cálcio, ferro, zinco, vitamina D, vitaminas do complexo B.

Como deixar as frutas e verduras mais atrativas para a criança?

A recusa é uma etapa natural do desenvolvimento. Alguns estudos apontam que a criança precisa experimentar o alimento entre 10 e 12 vezes até ele de fato ser aceito. Você deve ser o primeiro modelo de comportamento do seu filho, os pais precisam ter o hábito de consumir frutas e verduras na frente das crianças. Confira algumas dicas para estimular a aceitação de novos alimentos pelas crianças:


Palavras-chave
Família crianças Mãe filhos hospital são cristóvão

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas