Família

Alexandre Nardoni vai para regime aberto e deixará a prisão em abril após ter pena reduzida

Alexandre Nardoni e a filha - (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Publicado em 25/02/2024, às 18h39 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


Condenado a mais de 30 anos pela morte da filha, Isabella, Alexandre Nardoni está prestes a ter uma mudança significativa em sua pena. Após cumprir desde 2008 na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como P2, em Tremembé, interior Paulista, ele deverá passar para o regime aberto a partir de 6 de abril.

A decisão para essa progressão se deu após Nardoni pedir redução da pena que cumpria, fundamentado em dias trabalhados e na leitura de um livro enquanto esteve na prisão. A juíza Marcia Beringhs Domingues de Castro, da 2ª Vara das Execuções Criminais, da Comarca de Taubaté, acatou o pedido em setembro de 2023.

Alexandre Nardoni
Alexandre Nardoni - (Foto: Reprodução)

Segundo a decisão, Nardoni teve sua pena reduzida em 96 dias devido ao trabalho realizado na prisão por 277 dias, além do tempo dedicado à leitura do livro "Carta ao Pai", de Franz Kafka, durante 26 dias. Esse livro faz parte do programa de incentivo à leitura chamado ‘Lendo a Liberdade’. A obra, descrita pela editora como uma carta jamais enviada pelo autor ao seu pai, aborda questões de reconciliação e vingança, oferecendo uma reflexão profunda sobre as relações familiares e a passagem para a vida adulta.

A defesa de Nardoni, ao comentar sobre a progressão para o regime aberto, preferiu manter-se em silêncio. Contudo, mencionou que o condenado apresenta boa conduta carcerária, sem registros de faltas disciplinares graves ao longo de seu período na prisão.

No regime aberto, Nardoni poderá cumprir sua pena fora das grades, trabalhando durante o dia e recolhendo-se à noite em um endereço autorizado pela Justiça. Embora a legislação determine o recolhimento em uma casa de albergado durante a noite, o Estado de São Paulo não possui essa estrutura, então os presos, na prática, retornam para suas casas.

Para manter o benefício do regime aberto, Nardoni deverá seguir uma série de regras, incluindo permanecer no endereço designado, cumprir horários de trabalho, não se ausentar da cidade sem autorização judicial, e comparecer em juízo quando convocado. O não cumprimento dessas condições pode acarretar em revogação do benefício pelo juiz responsável, que também pode estabelecer condições adicionais de acordo com cada caso.

Mãe de Isabella Nardoni mostra foto inédita da menina e conta como conheceu marido atual

No último sábado, dia 23 de setembro, Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, respondeu algumas perguntas feitas por seguidores das redes sociais.

Além da interação, ela mostrou algumas fotos de Isabella sozinha e com ela, fora outras fotos dos filhos mais novos e do marido. Uma das fotos de Isabella mostradas foi a do RG, Registro Geral, da menina. Ela aparece com a franja penteada para o lado, brincos dourados, uma blusa verde e sorri com a língua entre os dentes.

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, compartilhou a foto do RG da menina (Foto: Reprodução/ Instagram/ @anacarolinaoliveira.oficial)

Fora isso, Ana Carolina foi perguntada sobre como se relacionou com o atual marido, pai dos filhos mais novos Miguel e Maria Fernanda. Ana Carolina contou que eles se conheceram na festa de 40 anos de um bar, e ele a olhou primeiro como Ana Carolina Oliveira, e não como “mãe de Isabella Nardoni”.

Ana Carolina, mãe de Isabella Nardoni, conta que levou filho ao cemitério onde irmã está: “Me pediu”

Ana Carolina Oliveira, a mãe de Isabella Nardoni, concedeu uma entrevista exclusiva para a Pais&Filhos nesta segunda-feira, 4 de setembro. No bate-papo emocionante, ela abriu o coração e contou detalhes de como fala sobre a perda da filha com os outros dois filhos: Miguel, de 7 anos, e Maria Fernanda, de 3.

“Não sei dizer quando ele descobriu que ele tinha uma irmã. Mas ele sempre soube que tinha uma irmã”, disse ela quando questionada sobre como foi contar para Miguel sobre a filha mais velha.

Carol, como gosta de ser chamada, conta que na casa da mãe, avó dos filhos, existe uma parede com 135 fotos com Isabella, e Miguel às vezes se achava tão parecido com a irmã que apontava e dizia que era ele. 

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, e a filha
O caso Isabella Nardoni aconteceu em 2008 (Foto: Reprodução/Instagram)

“Com o tempo, quando ele foi crescendo, a gente falava que ela [Isabella] era uma estrelinha, que ela foi pro céu, então quando a gente viaja ou quando ele vê uma estrela que está brilhando mais, ele fala ‘ela está viajando com a gente’. Meu filho é extremamente sensível”.

Ela também comentou que recentemente teve uma conversa com o filho, já que com a  estreia do documentário, o assunto poderia chegar até ele. Depois da conversa, ele pediu para que a mãe o levasse para ver o túmulo da irmã. “Esse fim de semana meu filho me falou que queria ir no cemitério. Ele me pediu pra ir. Ele disse que queria conhecer o cemitério porque queria saber onde a irmã dele estava”.

Após Isabella Nardoni, Carol foi mãe novamente, com a chegada de Miguel, e depois Maria Fernanda (Foto: Reprodução/O Tempo)

Carol também questionou a filha mais nova se ela sabia que tinha uma irmã. Maria Fernanda não só respondeu que sim, como também questionou ‘como eles iriam visitar a irmã, se ela estava no céu, e a gente não sabe voar’.

Visita ao cemitério

Os quatro foram ao cemitério onde Isabella está enterrada e cada um deixou uma flor no túmulo. “Ele [Miguel] não teve muita reação, estava curioso, e a gente foi procurando até chegar e ver o nome dela. Aí ele abaixou, colocou a florzinha…”.

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni
Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni (Foto: Reprodução)

A ideia de Carol e o marido era transformar aquela experiência em algo que não fosse traumático para as crianças. “O cemitério que ela está é muito lindo. E ele [Miguel] tinha essa ideia de túmulos, com lápides, então ele ficou surpreso com a beleza… acho que foi um momento importante”.

A mãe ainda afirmou que não teve tempo para uma conversa com o filho sobre o momento. “Estou esperando ele maturar para perguntar”. Apesar disso, ela assegurou que não pretende que essa seja uma rotina a partir de agora.

Veja a entrevista completa em nosso canal do YouTube:


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Imagem Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Bebês

Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"