Família

Adolescente reclama de mãe em carta feita há 3,8 mil anos e surpreende por citar dilema da atualidade

Carta antiga de menina viraliza no Tik Tok - Reprodução/ Reserchgate.net
Reprodução/ Reserchgate.net

Publicado em 08/09/2023, às 15h30 - Atualizado às 15h48 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


Nesta quinta-feira, dia 07 de setembro, viralizou no Tik Tok o vídeo de uma carta feita por um adolescente há 3,8 mil anos.  No documento, o menino reclamava sobre a sua mãe e pedia roupas novas para ela. O texto foi escrito pelo jovem Iddin-Sin por volta de 1792 a 1750 a.C. O ‘dilema fashion’ do garoto supreendeu internautas por ser uma reclamação comum entre os jovens atuais.

“Minha querida mãe, envie-me roupas novas”,  começa Iddin-Sin no texto. “As roupas que você me enviou estão velhas e rasgadas. Não quero mais parecer um mendigo”, disse o adolescente na carta. Na rede social, o documento foi divulgado pelo criador de conteúdo educativo Michael R. McBride.

“É só uma carta de um estudante de escola para sua mãe na Antiga Mesopotâmia”, ironizou o influenciador na gravação sobre a relevância da carta. Segundo a a biblioteca digital Cuneiform Digital Library Initiative, o documento pertence a uma tábua de cartas escavada em Larsa e atualmente está exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Carta é entregue a família 26 anos após ser enviada: “Se surpreendeu”

Um homem que vive em Ile-Tudy, em Finisterra, recebeu uma carta endereçada à filha, o que já foi considerado incomum, pois ela mora há muitos anos em outro endereço. Mas ao observar o selo e o carimbo postal no envelope, descobriu que a carta havia sido enviada em 13 de agosto de 1996.

Carta
A carta foi postada no correio em agosto de 1996 por uma amiga de infância da destinatária (Foto: Reprodução/Ouest-France)

“A carta estava endereçada à minha filha, que tinha 15 anos. Mas como não tenho o costume de abrir a correspondência de outras pessoas, vou levar pessoalmente para ela”, contou o homem ao site Ouest-France. Ele disse que se surpreendeu ao descobrir uma carta tão antiga em sua caixa de correio. Porém, ele afirma que não viu o carteiro deixá-la.

A carta, enviada de Barbâtre, em Vendée, para Ile-Tudy, percorreu cerca de 276 quilômetros em 26 anos e 56 dias. “Basicamente, são 29 metros por dia”, brinca o homem. Ele contou que não faz ideia de como essa carta pode ter ressurgido tanto tempo depois, mas afirmou se lembrar da remetente. “Trata-se de uma jovemcom quem minha filha perdeu contato desde então”, diz o pai. Na frente, em caligrafia infantil, o endereço está preenchido e legível.

Mãe fica furiosa com dever de casa da filha e divide opiniões: “É inapropriado”
A carta foi enviada há muitos anos (Foto: iStock)

O departamento de comunicação dos serviços postais da Bretanha, La Poste, reconheceu em nota, que provavelmente nunca será esclarecido o que ocorreu com a carta. “Naquela época, nSão havia acompanhamento. Podemos imaginar muitas coisas, talvez possa ter ficado presa sob uma máquina? De qualquer forma, destacamos que, a cada ano, apenas 0,07% das cartas não podem ser entregues ao destinatário”, defendeu o departamento. Após ser questionado, o paidisse que ainda não sabe dizer se as amigas de infância vão renovar o contato graças à carta que chegou com mais de 26 anos de atraso. “Logo saberei qual será a reação da minha filha”.


Leia também

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Davi fala sobre ensinar filho a ser macho no BBB 24 - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Davi gera polêmica ao falar sobre filhos: "Tomara que não venha mulher"

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso