Publicado em 24/01/2020, às 08h13 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h26 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias
Encontrar posições sexuais durante a gravidez que sejam confortáveis e estimulantes pode não ser fácil, mas prometemos que é possível – não importa em que trimestre você esteja. Separamos algumas posições recomendadas por especialistas para você e seu parceiro conseguirem ter relações sexuais tendo prazer durante essa nova fase.
Um estudo publicado no Journal of Sex and Marital Therapy descobriu maior satisfação sexual de mulheres grávidas que controlam a penetração estando em cima do parceiro. Isso não surpreende Shannon Chavez, psicóloga e terapeuta sexual em Los Angeles, que observa: “Estar em cima permite que a mulher não apenas controle a profundidade da penetração, mas também posicione seu corpo para o melhor conforto e atrito para o prazer. Esta posição permite o controle de velocidade, profundidade e posição do corpo”.
E ela pode ser feita durante o primeiro, segundo ou terceiro trimestre, diz Janet Brito, psicóloga clínica licenciada, LCSW e terapeuta sexual certificada pela AASECT em Honolulu, Havaí.
Um favorito para muitas pessoas, quando estão esperando ou não, o sexo de bruços mantém a pressão fora do seu estômago. “O seu parceiro pode entrar por trás enquanto usa a outra mão para estimular o clitóris“, explica Shannon. “Isso permite que a barriga fique livre e tenha mais conforto para manter o peso extra de quatro”.
Considerado uma atividade sexualnão penetrante, o sexo oral é uma oportunidade maravilhosa que prioriza e aumenta o seu prazer. Janet diz que esse tipo de sexo é como uma maneira de “conectar-se intimamente com seu corpo, você e seu parceiro, além de fazer uma pausa para relaxar e estar no presente”.
Se você quiser relaxar totalmente e não precisar pensar em nenhum tipo de ato de equilíbrio ou ficar muito ativa, fica em uma posição relaxante e sentada. “Sentando-se em sua cama e colocando travesseiros ao seu redor, você pode descansar confortavelmente, enquanto seu parceiro, em posição de bruços, oferece estímulo oral”, explica. “Seu parceiro também pode sentar-se ao seu lado ou na sua frente e dar-lhe estimulação manual ou usar um vibrador para estimular o clitóris”. Esse cenário pode ser recriado onde quer que você esteja sentado, como em uma cadeira ou na borda da cama.
Estar no topo, mas de frente para as pernas do seu parceiro, pode oferecer uma sensação e perspectiva trocadas, sem comprometer os benefícios da posição tradicional. Além disso, Janet gosta dessa posição em qualquer trimestre – especialmente no terceiro. “Devido ao tamanho da sua barriga, nesta fase, você pode sentar-se em seu parceiro e empurrar como desejar”, observa ela. “Para obter suporte extra, coloque os braços atrás de você para obter apoio”.
Você também pode fazer com que seu parceiro se sente em uma cadeira, o que pode oferecer mais “estabilidade enquanto você se mantém firme e se move como quiser”, explica.
Embora não seja exatamente uma posição sexual, essa atividade oferece uma oportunidade de se conectar sexualmente com seu parceiro em qualquer lugar e em qualquer posição em que você se sinta confortável, do sofá ao chuveiro ou deitada na cama.
Uma pesquisa publicada no Journal of Perinatal Education observou que o aumento da libido que pode ocorrer com a gravidez oferece uma oportunidade para as mulheres “expandirem seu repertório sexual” e o prazer mútuo na forma de masturbação é uma maneira atraente e que não exige muito esforço.
Essa variação de permite aumentar a intimidade, encarando um ao outro, o que permite mais contato visual, beijos e conversas românticas ou sujas. Outro bônus: você estará deitada, que geralmente é uma das posições mais confortáveis, especialmente quando a barriga cresce. Você pode se sentir ainda mais confortável se colocar um travesseiro atrás de você ou uma toalha ou travesseiro embaixo do estômago.
Deitar de lado enquanto seu parceiro está atrás de você, na mesma direção e aconchegando-se contra o corpo dele, pode ser reconfortante por si só. Adicione penetração, que pela natureza da posição, será mais lenta e sensual e não tem como errar.
“Quando você está grávida, é importante estar o mais confortável possível durante o sexo”, observa Chávez. “Essa posição permite que você esteja em uma posição íntima em que seu parceiro pode estimular seu clitóris com as mãos enquanto penetra por trás. Além disso, permite que haja proximidade e conforto. Essa posição também permite que haja menos tensão no corpo devido ao peso extra na barriga”.
Se você já está fazendo sexo anal, a gravidez não deve te impedir de continuar. “Se você já gosta de sexo anal, e é algo que você e seu parceiro já se sentiram confortáveis em fazer, então curtir durante a gravidez deve ser bom”, observa Brito. Mas se você estiver tentando pela primeira vez durante a gravidez, ela recomenda fazê-lo no início da gravidez, mas lembre-se de abusar das preliminares e dos lubrificantes.
Dito isto, Brito adverte contra o ser contra o sexo anal em qualquer momento da gravidez se você tiver placenta prévia, pois pode causar trauma na placenta se cobrir todo ou parte do colo do útero. Também é melhor evitar no caso de hemorróidas ou prisão de ventre, diz ela. “Além disso, se você mudar de posição, digamos do sexo anal para o vaginal, é melhor lavar bem os órgãos genitais para evitar infecções”, observa. “Para praticar sexo anal mais seguro, use camisinha”.
Janet gosta dessa posição “divertida” logo no início da gravidez (pois pode ficar menos confortável à medida que a barriga cresce). “Coloque as palmas das mãos em uma parede, mantenha uma postura e, em seguida, peça ao seu parceiro que segure a sua cintura e entre por trás”, diz ela. “Para reduzir as quedas, não fique apoiada em nada”. Essa posição também facilita para você ou seu parceiro estimular seu clitóris com um vibrador ou com os dedos, aumentando o prazer.
Leia também:
4 benefícios do sexo na gravidez que vão fazer você querer qualquer tabu
Relato de mãe: minha vida sexual era incrível enquanto eu estava grávida!
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"