Família

8 dicas para deixar sua casa (cheia de crianças) organizada

As regras de ouro de Marie Kondo, guru da organização mundial que deixam o ambiente mais harmônico e saudável

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Organização Marie Kondo

O método Kondo de organização foi desenvolvido por Marie Kondo, autora do best seller A Mágica da Arrumação (Editora Sextante, R$ 24,90) que faz o maior sucesso, principalmente nos Estados Unidos. Considerada a guru mundial da arrumação, a japonesa de 30 anos revelou formas eficientes para nos livrarmos da bagunça. Confira os oito mandamentos da técnica de Marie Kondo e como usá-los em casa, quando temos criança por perto.

Antes de arrumar, descarte

Anúncio

FECHAR

Objetos que não possuem serventia devem ser jogados fora ou separados para doação antes de iniciar a arrumação. Verifique se há roupas que não servem mais e se existem brinquedos que já não são mais usados pelas crianças. Vale a pena fazer com que seus filhos participem da decisão.

Cada objeto em seu lugar

Guardar objetos do mesmo tipo em locais diferentes e arrumar um cômodo de cada vez diminui a noção real da quantidade dos itens iguais que existem na casa. A maioria das crianças deixam objetos pela casa toda. Antes de começar a organizar o quarto, faça uma busca e verifique se há brinquedos antigos espalhados pelos cômodos.

Guarde apenas o que lhe traz alegria

Além de manter apenas os brinquedos que as crianças gostam, observe se guardar cobertores antigos ou roupinhas antigas de bebês, por exemplo, realmente traz satisfação ou se esses itens somente ocupam espaço.

Comece pelo que tem menos importância

Inicie a triagem por roupas, livros e papeladas. Objetos com valor sentimental devem ficar por último. Por isso, nada de começar pelos desenhos que seus filhos fizeram no dia das mães há dois anos.

Dispense itens auxiliadores

Tudo que alguém precisa para organizar a casa ou o ambiente já existe. O guarda-roupa e as gavetas das crianças são ideais para guardar tudo. Outros itens são desnecessários e servem apenas para aumentar a bagunça.

Jeito certo para dobrar

O objetivo na hora de guardar as roupas é economizar espaço. Dobrar nos obriga a manusear cada peça, transferindo energia para as roupas. Chame seus filhos para participarem como forma de incentivá-los a manter a organização.

Pertences sempre acessíveis

Para que itens sem utilidade não fiquem esquecidos no fundo das gavetas, arrume tudo com critérios. Guarde os brinquedos por categoria para que fique mais fácil na hora de as crianças decidirem com o que querem brincar. Também ajuda a identificar futuramente aquele objeto esquecido na estante.

Bagunçou, arrumou

Essa regra é básica para manter a casa em ordem. Tudo o que é tirado do lugar deve voltar para lá depois de usado, por isso incentive as crianças a guardarem os brinquedos após as brincadeiras, colocando cada objeto em seu devido lugar. Faça disso uma rotina!