Publicado em 02/05/2015, às 12h32 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos
Sejamos sinceros: tem pai que pira completamente ao descobrir que uma menina está por vir. As dúvidas são normais e bem-vindas, mas elas não podem ser justificativas para que você se afaste da sua filha. Entrar no mundo dela pode ser muito mais divertido do que você poderia imaginar.
Por questões sociais e culturais, o desenvolvimento sexual da menina costuma assustar os pais. Relaxe! Seu papel no crescimento da sua filha é fundamental, você é o modelo que ela terá para suas futuras relações. Não se afaste, dê muito carinho e esteja ao lado dela.
2. Seja um exemplo
A convivência entre marido e mulher influencia no emocional da criança, claro. Os pais são os primeiros modelos de uma relação afetiva que ela terá e que repercutirá para o resto de sua vida, é muita responsa. O respeito entre o casal deve ser natural e uma prioridade, além de ser saudável para o relacionamento, isso mostrará para sua filha um caminho e modelo.
3. Lado a lado
Amor e atenção constante deveriam ser direitos básicos da criança! Faça parte das atividades que fazem sentido para sua filha, brinque e converse, assim ela se sentirá querida e protegida. A relação futura entre vocês será mais fácil se for cultivada desde sempre.
4. Se joguem
Não é só porque você tem uma menina que não pode sonhar com seu time de futebol. O esporte tem uma função muito importante para o desenvolvimento das crianças. Além de proporcionar contato com a competição, ajuda a desenvolver a noção da imagem corporal. E já estamos em 2015, né? Mais do que tempo para você se libertar de preceitos antigos de que mulheres não são boas em determinados esportes.
5. Marque na agenda
A gente não acredita nessa de que o pai pode ajudar. O pai deve participar! Vamos combinar que pai e mãe têm a mesma responsabilidade sobre o filho. Então sem essa de deixar de ir às apresentações da escola ou eventos que ela participar. Criança condiciona o amor dos pais a presença, quem não comparece aos eventos deixa a impressão de que ele não está presente. Dessa forma ela sente que não tem o amor do pai garantido, tornando-a insegura.
6. Infinito particular
Se o mundo da sua filha é cor de rosa, se joga nessa! Isso porque pode ser que o universo da sua filha seja mesmo completamente diferente do seu, mas com um pouquinho de disposição você vai conseguir se aproximar dela. E isso traz comportamentos positivos, como a certeza de que ela pode ser criança, pode fazer o que gosta e que tem alguém que cuida dela. Isso é fundamental para que ela desenvolva todo seu potencial!
7. Ao infinito e além!
Meninas têm tanta capacidade quanto os meninos de serem o que quiserem. Gênero não tem nada a ver com inteligência. Foi-se o tempo em que somente as mulheres eram responsáveis pelos trabalhos domésticos, cuidado com os filhos e eram vistas como sexo frágil, ufa! É papel dos pais incentivar as filhas a serem o que quiserem e ajudá-las a se sentirem confiantes com suas escolhas.
Consultoria: Dr. Bruno César Afonso, psicólogo, filho de Antonio e Katia.
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Mãe de Marina Ruy Barbosa chama atenção por beleza após celebrar aniversário da filha
Família
Ana Paula Siebert mostra obra na fazenda de luxo da família: "No meio da sala está a suíte da Rafa"
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Tom Brady fala da importância do fracasso para vida dos filhos: veja o motivo
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”