Família

6 livros infantis para incentivar a leitura dentro de casa

Divulgação

Publicado em 08/11/2020, às 09h44 - Atualizado às 11h47 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A leitura é muito importante para o desenvolvimento da criança e para adquirir conhecimento ao longo da vida. Para que seu filho pegue gosto pelo hábito, é importante incentivá-lo desde cedo, procurando livros que se adequem a cada fase da vida da criança. Preparamos uma seleção de livros com muito carinho para você ler junto ao seu filho, confira:

Quebra-cabeças – Diego Bianki | Kalandraka

Um livro interativo para as crianças (Foto: Divulgação)

Cada pessoa, ser, integrante desse planeta é uma peça de um grande quebra-cabeça. E mesmo diante de tantas diferenças, o livro prova que há, sim, uma questão que nos une e nos torna iguais: somos todos diferentes. A partir disso, o autor te convida a fazer o seu próprio quebra-cabeça com objetos reciclados, ensinando de forma didática sobre inclusão e diversidade. A ideia é incentivar novas combinações para tornar o quebra-cabeça cada vez maior.

Tá tudo bem agora… – Renato Oliveira e Marcelo Correia | Independente

Uma história sensível que ensina até os adultos (Foto: Divulgação)

Tátulio é o filho mais velho entre os irmãos. Ele está descobrindo diversos talentos, mas os seus pais estão sempre ocupados e não conseguem um tempo para vivenciar essas conquistas. Se identificou? Pois é, mas tudo muda quando em um dia um acontecimento abala as estruturas de sua toca e muda pra sempre a história dessa família. Com ilustrações, o livro interativo, que acompanha uma canção e um audiobook, convida as crianças e pais a refl etirem sobre o tempo de qualidade que passam juntos.

Robinson – Peter Sís | Companhia das Letrinhas

Uma aventura para incentivar a imaginação (Foto: Divulgação)

Indicado para crianças acima de 4 anos, é inspirado em um clássico infantil. Após se fantasiar de Robinson Crusoé para uma festa da escola, um menino acaba indo parar em uma ilha deserta e misteriosa. A grande questão é: será que ele irá conseguir se virar igual ao herói de seu livro preferido? Essa história cheia de aventura irá conquistar as crianças criando um universo mágico e de infinitas possibilidades, assim como a ilha do marinheiro mais conhecido da literatura.

Ciclo da vida – Aleksandra Mizielinska e Daniel Mizielinski | Livros da Raposa Vermelha

Uma aula sobre o ciclo da vida em casa (Foto: Divulgação)

Já dizia O Rei Leão, é o ciclo sem fim… A natureza segue um padrão e as 64 páginas dessa história mostram isso. “Nasce uma flor, os pulgões comeram a flor, a joaninha comeu os pulgões, a alvéola-branca comeu a joaninha, a raposa comeu…”, e assim por diante. Com ilustrações incríveis e explicações diretas, o seu filho poderá mergulhar no universo científico de forma lúdica. Através desse livro, as crianças ficarão por dentro de como funciona a cadeia alimentar e esse ciclo da vida.

Este é o lobo – Alexandre Rampazo | Pequena Zahar

Aprendendo desde cedo que as aparências enganam (Foto: Divulgação)

Sim, este é o lobo. Mas não aquele clássico que você está acostumada a ver nas histórias. “Aqui não há medo, mas solidão”. O autor dá uma outra perspectiva e te faz refletir sobre esse famoso personagem, que está no imaginário como o vilão de Chapeuzinho Vermelho ou Os Três Porquinhos. Tudo isso pelo olhar de um menino, que aqui representa todas as crianças. Com sensibilidade, o livro traz um novo significado e mostra a importância da amizade na nossa vida.

– Escolha da Luciana Loew

Presos – Oliver Jeffers | Salamandra

O livro conta a história de Felipe, um menino que estava empinando pipa quando, de repente, ela se prende em uma árvore. Ele tentou puxar e sacudir, mas nada adiantava. A pipa continuava ali. Isso já parecia um problema por si só, mas a situação ficou ainda mais complicada quando ele arremessou o sapato preferido na intenção de que a pipa se soltasse. Mas foi o sapato que também ficou preso. “O que esse livro vai fazendo de uma forma muito divertida
é que ele vai jogando outros objetos e usando outras ferramentas para tentar soltar a pipa que estava presa”. Ele usa o outro par de sapato, uma escada, um balde de tinta… “O livro vai para esse ‘nonsense’ que as crianças amam e morrem de rir”. Toda essa história é acompanhada de ilustrações que tornam a leitura ainda mais divertida.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Palavras-chave
Família pfnoinsta Leitura livros livros infantis crianças em casa

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar