Família

6 formas de contar uma boa história para as crianças

O hábito pode trazer muitos benefícios para a relação entre pais e filhos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Elaboramos uma lista de sugestões para a hora de contar uma história às crianças.

O hábito é uma ótima forma de introduzir a literatura na vida delas, além de aproximar pais e filhos, de ser divertido e de apresentar novas formas de pensar sobre o mundo.

Anúncio

FECHAR

 

1. É importante que você e seu filho estejam envolvidos com o momento, e não fazendo outras coisas ao mesmo tempo (usando o celular, por exemplo) ou com pressa.

2. Primeiro, ofereça a ele diferentes opções de livros infantis para que escolha o que mais gosta.

3. Tente fazer a interpretação das vozes dos personagens. O importante é que ele consiga distinguir um personagem do outro. Fora que assim a história pode ter mais graça!

4. Faça algumas pausas para que o suspense aumente. Aproveite para perguntar o que ele acha que vai acontecer e por que.

5. Repare nas expressões do seu filho: isso pode ajudar a identificar um momento pelo qual seu filho está passando.

6. Se a criança dormir, termine a história. Mesmo com o sono, o subconsciente ainda está trabalhando. E sugira continuar no dia seguinte de onde vocês pararam. Caso ela pegue no sono sempre no mesmo momento, pode ser que a história esteja chata ou que alguma coisa “pegou” e ela não está conseguindo lidar sozinha.

Veja aqui a nossa série De Criança Para Criança. O projeto é feito em parceria com a Faber Castell! O último vídeo é um desenho da Beatriz, 6 anos, filha de Ana Carolina e Rodrigo Antônio e irmã de Gabi, 2 anos: