Publicado em 12/10/2020, às 05h22 - Atualizado em 13/10/2020, às 08h36 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
O aprendizado social e emocional ajuda as crianças a entender grandes emoções. O pensamento é simples: para criar crianças mais amáveis, devemos ensiná-las a ser gentis consigo mesmas. Isso começa com o domínio das emoções. Para que você consiga ajudar seu filho a se tornar uma pessoa mais gentil e consciente dos próprios sentimentos– e, consequentemente, dos sentimentos dos outros – aqui vão algumas dicas de coisas que você precisa começar a ensiná-lo:
Esta é a capacidade de compreender e expressar as emoções, objetivos e valores. Uma boa forma de desenvolver essa habilidade é ajudar uma criança que está chateada a descobrir o que está errado. Ele está irritado porque está com fome e não percebe? Zangado porque recebeu uma nota baixa? Pergunte: “Quando esse sentimento começou? O que aconteceu antes?” Mesmo que eles não saibam responder, orientá-los dessa forma pode trazer mais comportamentos alto reflexivos a medida que eles crescem, diz David LaViscount, Ph.D., diretor da Audubon Charter School-Gentilly, em Nova Orleans, que usa a SEL.
Uma criança com forte autogestão é capaz de lidar com fatores de estresse. Ajude-os a criar uma área onde possam se acalmar, geralmente chamada de “cantinho da paz”. Fornecer um espaço totalmente destinado para a tarefa de trabalhar para se sentir melhor pode ajudar as crianças a se concentrarem em realmente fazê-lo.
Esta é a capacidade de sentir e demonstrar empatia. Para aumentar isso em seu filho, discuta como as pessoas na vida ou na tela estão se sentindo e o que você diria para ajudá-las a se sentirem melhor.
Isso ajuda uma criança a se comunicar, ouvir e colaborar. Incentive-os mostrando a seu filho que os sentimentos dele são importantes. À noite, pergunte o que o deixou feliz, triste, assustado ou confuso naquele dia e realmente ouça e responda ao que ele lhe disser.
Essa é a capacidade de se comportar de uma maneira que sirva a você e aos outros. Para promover essa habilidade, modele-a: deixe seu filho ver você sendo deliberado em suas decisões, tendo o cuidado de pesar as necessidades dos outros, bem como as suas.
Os resultados desse aprendizado social e emocional podem ser profundos. De acordo com o American Journal of Public Health, uma revista norte-americana especializada em saúde, as escolas que o usam têm menos suspensões, desistências e as crianças tem menos problemas com as autoridades.
Especialistas dizem que reforçar esse aprendizado em casa é simplesmente uma questão de ser um bom pai: “Tudo sobre ajudar uma criança a ser a melhor versão de si mesma, ser capaz de entender a vida, entender o que está acontecendo, depende da bondade e do amor dos pais “, Diz Denese Shervington, MD, MPH, CEO do Institute of Women & Ethnic Studies, uma organização de saúde. “Quando uma criança tem suas necessidades atendidas, quando é educada, ela internaliza isso como parte de quem ela é”.
O Prime Day da Amazon está chegando! Nos dias 13 e 14 de outubro, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados, e direito a frete grátis nas compras do site.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo
Família
Isis Valverde e Marcos Buaiz remarcam data do casamento após diagnóstico de câncer
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho