Família

5 Bichos de estimação que cabem na palma da mão e que seu filho vai adorar

Saiba mais sobre os melhores animais de estimação pequenos para crianças

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

 

animais pequenos para crianças

(Foto: Shutterstock)

Quando você procura um animal de estimação para sua família, há muitas opções de cães e gatos. Mas há também outras alternativas de animais fofinhos e pequenos para as crianças, se você não tiver tanto espaço assim. Eles são mais fáceis de cuidar, podem ser comprados por preços mais acessíveis e não necessitam de tanta atenção, quanto um cachorro.

Os bichinhos compactos são indicados para crianças com mais de 5 anos porque ensinam noções de responsabilidade, de acordo com Jennifer Graham, professor da Escola de Medicina Veterinária da Tufts University Cummings, dos Estados Unidos.

Anúncio

FECHAR

Na hora da escolha, os pequenos animais de estimação mais populares podem parecer semelhantes, mas não se engane. Eles têm necessidades distintas e interagem de maneira diferente com as crianças. Antes de decidir, dê uma olhada na lista abaixo, feita pela revista norte-americana Parents e avalie as cinco opções.

1 – Hamsters

Este pequeno animal de estimação é fácil de cuidar e pode até ser treinado. É preciso tomar cuidado, no entanto, porque algumas raças e, principalmente, as fêmeas, podem ser agressivas, segundo Katherine Quesenberry, especialista em animais exóticos da Animal Medical Center, de Nova Iorque. Isso faz com que alguns sejam difíceis de manusear.

Especialistas recomendam que se escolham raças maiores, como o hamster sírio, mais fácil de se adaptar ao adestramento.  O animal também deve ser mantido em uma gaiola que seja espaçosa, com túneis e áreas reservadas para dormir. Certifique-se também que você consiga limpar a gaiola com facilidade.

2 – Porquinho da Índia

Apesar de também serem roedores, os porquinhos da índia têm comportamento diferente dos hamsters. Eles costumam ser carinhosos, o que os torna menos propensos a morder. Também são mais sociáveis, ideais para uma criança que está aprendendo a cuidar de um bicho de estimação.

A criação do animal também é mais fácil porque ele come pouco. A gaiola pode ser limpa com menos frequência. Uma dica é ter dois porquinhos da índia para um fazer companhia para o outro.

3 – Gerbilo ou rato-do-deserto

Os gerbilos não gostam muito de colo, mas são rápidos. Esta agilidade significa muita atividade na gaiola, o que poderia despertar a curiosidade do filho. A alimentação deles também é fácil porque têm uma dieta padrão semelhante ao de ratos e hamsters.

Essa espécie, inclusive, é mais sensível ao meio ambiente do que outros animais pequenos. Locais com muita umidade pode agravar problemas respiratórios e de pele.

4 – Ratos

Um rato pode não ser o primeiro animal de estimação da sua lista, mas eles são alguns dos melhores para crianças pequenas. São calmos, descontraídos e pouco agressivos.

É uma ótima opção para crianças que querem desenvolver um forte vínculo com um bichinho, porque eles são participativos e capazes de aprender truques. Eles gostam de interagir com pessoas e com brinquedos. Cordas e rolos de papel-toalha, por exemplo, irão mantê-los felizes e ocupados.

5 – Coelhos

Estes animais de estimação são gentis e sociáveis. Muito bons para as crianças! As brincadeiras e os carinhos, no entanto, precisam da supervisão de um adulto. Além disso, os coelhos devem ser castrados para evitar qualquer agressão e para prevenir doenças. Uma dieta adequada com feno de capim e legumes também é importante.

Leia também:

8 razões por que toda criança deveria ter um bicho de estimação

Contato com bicho faz bem!

Os animais devem ser vacinados para a chegada do bebê