Família

5 benefícios que a música pode trazer para o desenvolvimento do seu filho

Saiba o quão importante ela é para o seu filho - Getty Images
Getty Images

Publicado em 16/11/2020, às 09h17 - Atualizado em 18/11/2020, às 15h59 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Você sabia que do dia 16 à 22 de novembro é comemorado a Semana da Música? Desde a barriga da mãe, os sons fazem parte da nossa vida e garantem diversos benefícios! Não tem como escapar: seja pela caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro e até mesmo o toque do celular, ela está sempre presente no dia-a-dia.

Saiba o quão importante ela é para o seu filho (Foto: Getty Images)

Para Brenno Rosostolato, psicólogo e terapeuta, e a musicoterapeuta Lauane Ramos, os aprendizados são para uma vida inteira. Saiba quais benefícios a música pode trazer desde a infância e o quão importante ela é para o desenvolvimento do seu filho.

Expressão corporal

Nosso corpo diz muito sobre os sentimentos e estímulos. Seja por movimentos mais refinados, ou até mesmo o simples bater de palmas em um determinado ritmo. “Acredito que esse é um dos aspectos mais importantes do contato com o aprendizado musical, pois a melodia, o ritmo e as letras despertam sentimentos e convidam as pessoas a se expressarem. Isso pode ajudar a criarmos adultos e adolescentes menos refratários ao toque, que se sintam mais à vontade para dar vazão aos seus sentimentos”, comenta Brenno.

Já no caso da expressão corporal, ela também pode ser trabalhada de maneira terapeutica: “Alguns pacientes ouvem músicas específicas para trazer à tona determinadas sensações do cérebro, outros compõem canções para expressar o que sentem ou fazem exercícios específicos para treinamento de foco”, explica Lauane.

Coordenação motora

Parece exagero, mas não é: segurar um instrumento ajuda a criança a exercitar a coordenação motora fina, usando os pequenos músculos do corpo, e a coordenação motora grossa, nos maiores. Instrumentos de corda e o piano, por exemplo, são ótimas atividades para o processo, de acordo com os especialistas.

Conhecendo outras culturas

Com a diversidade de músicas e instrumentos, seu filho vai se sentir ainda mais aberto a conhecer também a história por trás de cada um deles. O bongô, atabaque e a timba, por exemplo, podem introduzir para a criança os estilos de sons africanos e cubanos. Essa proximidade é bastante benéfica, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos.

Os benefícios são para a vida inteira! (Foto: Shutterstock)

Criatividade

A partir das conexões entre neurônios na parte dianteira do cérebro, a memorização, criatividade e atenção são desenvolvidas. Quando praticado desde a primeira infância, os benefícios podem ser levados para uma vida inteira. Além disso, a música também exercita no desenvolvimento dos sentimentos e ajuda a criança a entender como explorá-los da melhor forma possível.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Autismo e TDAH

De maneira geral, a música desenvolve e reforça áreas cerebrais. Para as crianças com TDAH, por exemplo, as regiões mais fracas são o córtex auditivo, visuoespacial e motor do cérebro, que podem ser exercitados com melodias. Isso auxilia na melhora da concentração, desenvolvimento social, autoestima e até mesmo a se expressarem melhor. Já nas crianças com autismo, esses estímulos podem ativar áreas cerebrais relacionadas com o processamento das emoções e sentimentos.

10º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, cliqueaqui!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos