Especiais

6 dicas para não se estressar nas festas de fim de ano

É aquele momento de refletir sobre o que é importante, compartilhar as tradições e... lamentar profundamente ter convidado mais três famílias sem se planejar na véspera de Ano Novo

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

como evitar estresse no final do ano

Todos nós queremos aproveitar a temporada de festas, mas muitos fatores conspiram para fazer com que ela seja mais assustadora do que tranquila. Às vezes a ansiedade já está grande e ainda é agravada por conflitos familiares e pela pressão que sentimos em ignorar tudo isso e fazer uma cara feliz para as crianças. Mas nós vamos te ajudar com estratégias não só para atravessar este período como também para desfrutar dele.

Não há como fazer mágica e ter um orçamento ilimitado para as férias ou agradar todos os seus parentes. Mas estas técnicas podem ser eficazes:

Anúncio

FECHAR
  1. Reformule suas expectativas

Faça um balanço de seu tempo, dinheiro e energia. Faça o que é certo para você! “Todo ano, eu hospedo minha família na véspera de Natal e monto uma grande produção: coquetéis e aperitivos, jantar com porcelana e cristal e pratos que levavam horas para preparar”, diz Daniella Kohler, mãe de Charlie, 9 anos, e Dylan, 6. No ano passado, ela optou por um buffet informal: “Eu servi tender pré-cozido, batatas assadas e macarrão.Quando as pessoas perguntavam o que poderiam trazer, eu dizia uma sobremesa e uma salada”, conta. “Pela primeira vez, eu poderia sentar e aproveitar a minha refeição.”

  1. Encontre tempo para você

“Muitos de nós já nos esforçamos ao máximo, mesmo sob circunstâncias normais”, aponta Maria Fristad professora de psiquiatria, psicologia e nutrição humana da Universidade Wexner Medical Center, de Ohio. “Então os feriados vêm por aí com um novo conjunto de demandas e tarefas que você não tem tempo ou recurso suficientes para concluí-las.” Por isso, é crucial  agendar um tempo para se permitir fazer algo agradável, mesmo que seja simplesmente saborear uma xícara de café sozinho. Reserve pelo menos 15 minutos a cada dia para si mesma durante esta temporada.

  1. Crie tradições que funcionem 

Se o dinheiro está apertado para comprar presentes de Natal para todo mundo, por exemplo, você pode fazer brincadeiras como “amigo secreto”, para fazer uma troca mais informal de presentes. Para as crianças, este tipo de atividade é pura diversão. Pode funcionar muito bem e virar uma tradição para os próximos anos.

  1. Não tenha medo de dizer não

Se você quer, por exemplo, ficar em casa com seu filhos no Natal, não tem problema! Está tudo bem em priorizar sua família. Você pode dizer aos seus parentes que eles são bem-vindos na sua casa, mas que você e seus filhos vão ficar por lá neste final de ano e vocês vão manter a própria programação.

  1. Desligue das redes sociais

Cansada de ver preparativos de festas impecáveis no Instagram? Se desconecte. Se você não quer passar tanto tempo fora das redes, estabeleça um limite diário e lembre-se de que você não precisa comparar sua vida com as cenas de destaque de outras pessoas no Facebook.

  1. Faça um orçamento

Planejamento é necessário, ainda mais nesta época do ano. Desta forma, você não é pega desprevenida ou de surpresa para saber como vai pagar alguma despesa. O ideal é que isso comece a ser feito com alguns meses de antecedência, mas se não foi possível, coloque no papel quanto você espera gastar com presentes, decorações, comida e viagem. Se você perceber que o orçamento não vai cobrir tudo isso, consegue criar um plano para conseguir pagar tudo nos próximos meses.  

Vale lembrar que, quando se trata das festas de final de ano, o principal é encontrar os momentos e formas de valorizar e amar seus amigos e familiares. Este é sempre o melhor presente!

Leia também

Estudo revela qual é o período do dia de maior estresse para mães e pais

Marido causa mais estresse do que filhos, diz estudo