Especiais

“Criança já nasce fazendo arte”, afirma Lígia Cortez

O teatro é uma arte completa; veja por que você deveria incentivar seu filho a fazer

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

ligia-cortez_cred-joaocaldas-3

(Foto: João Caldas)

Lígia Cortez, filha de Raul Cortez e Célia Helena, mãe de Vitória e Clara, dirige a escola de teatro Célia Helena e sabe tudo sobre os benefícios do teatro na vida das crianças. Em entrevista para a Pais&Filhos, ela contou um pouco sobre sua vida profissional e os projetos da Casa do Teatro que tem cursos para as crianças e adolescentes.

Seus pais influenciaram na sua escolha profissional?
Diretamente não. Tive oportunidade de estar na faculdade de Biologia da USP, entrei em vários cursos e procurei outros caminhos. Meus pais estavam muito abertos para aceitar o que fosse da minha parte. O que houve foi uma influência de modo de vida. Uma vez ouvi Fernanda Montenegro perguntar: “Como não se apaixonar por uma carreira tão viva como o teatro?”, é apaixonante! Cada projeto é uma vida e dá um sentido à humanidade. Nesse sentido eles me influenciaram, sim.

Qual o maior desafio que você encontrou na construção da sua carreira?
Conseguir conciliar meu tempo. Ser mãe, dar aula, estar no palco, estudar, pesquisar um personagem era um desafio enorme.  Por isso o teatro é tão incrível, é uma profissão que tira você do conforto o tempo inteiro.

Anúncio

FECHAR

Você acredita que existe vocação para o teatro?
Sim, assim como existe para professor, automobilista e médico. Profissões necessitam de vocação, o que é diferente de talento. A pessoa pode ter talento, mas não possuir vocação. Vocação significa aguentar os momentos difíceis, reconhecer que preciso melhorar, identificar erros e crescer. Talento é muito relativo, pode ser fugaz, mas a vocação é uma coisa sólida.

Quais os benefícios da arte na vida de uma criança?
Criança já nasce fazendo arte, e a gente precisa reconhecer a atividade artística que ela está fazendo. O teatro é uma atividade coletiva, algumas são individuais, como música e literatura. A arte coletiva e corpórea é muito importante para o desenvolvimento cognitivo geral da criança, do corpo e do psíquico e principalmente da sua capacidade de produzir e criar. O teatro é uma arte, nesse sentido, completa.

Casa do Teatro oferece cursos para as crianças e jovens divididos por faixa etária. Segundo Lígia, os alunos têm contato com várias linguagens artísticas que se juntam cenicamente para uma produção no final do ano. O objetivo principal é se conhecer através da atividade artística e aprender a se relacionar criativamente. “A criatividade é uma lição de vida”, diz a atriz. Você encontra mais informações no site www.casadoteatro.com

ligia-cortez-credito-joao-caldas

(Foto: João Caldas)

Gostou? Quer ver mais entrevistas? Compre a nossa edição da revista de agosto, especial de dia dos pais, que já está nas bancas!

Leia também:

12 Filmes para assistir com os avós

Prestes a dar à luz, médica realiza parto de outra mãe 

Gravidez: entenda por que de repente você tem aversão a sua comida preferida

Pais&Filhos TV