Coluna

Parabéns pelo mínimo

Pai não é apenas provedor - (Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Publicado em 27/02/2024, às 16h24 por Eliezer


Pra gente começar a coluna desse mês, preciso ser direto: “Pai NÃO é rede de apoio. Pai é pai e ponto final”. Desde que a Lua nasceu eu comecei a dividir minha rotina como pai com as pessoas e isso gerava uma resposta do público que me surpreendeu de primeira, porque eu estava fazendo o mínimo e sendo aplaudido.

Comecei a perceber esse movimento na internet através de um vídeo que viralizou de um pai ensinando seu filho a andar de bicicleta e isso me trouxe a pergunta: “Por que tantos homens são aplaudidos apenas por fazerem o mínimo?”.

Lâmpadas
Pai tem que fazer a sua parte (Foto: iStock)

A verdade é que não estamos tão acostumados a ver homens falando e/ou compartilhando sua paternidade. Muitas mulheres falam sobre sua maternidade e poucos homens falam sobre a sua paternidade, criando uma sensação de que o cuidado nesse momento é único e exclusivo da mãe, criando um tabu muito grande, mesmo dentro de casa.

Falo isso porque a própria Viih (minha mulher) estranhou meu modo de agir já que ela tinha outra referência do que “é ser pai”, pra ela ser companheiro e ativo nas tarefas com a Lua era “estranho” e admirável a ponto de me agradecer por fazer o mínimo: ninar minha filha, dar banho, trocar a fralda, entre outras coisas básicas… E todas as vezes que ela me agradecia, aquele “obrigado” me batia de forma estranha, eu só pensava “mas eu só estou sendo Pai”.

A verdade é que a maioria das pessoas acha que cuidar do bebê é responsabilidade exclusiva da mãe e que tudo que o pai fizer, é um “bônus”. Não é comum ver pais exercendo seus papéis e dividindo a responsabilidade nessa fase da criança. É 50/50, gente! Por exemplo, quando o bebê nasce, o homem não amamenta, mas ele pode e deve fazer todas as outras coisas, principalmente ser parceiro da mulher que está no puerpério e nessa fase ela precisa de alguém que cuide dela também, pois todos os olhos estão voltados para o bebê, é como se ela não existisse mais.

Temos que deixar de ver a figura paterna somente como provedor, isso é uma ideologia patriarcal imposta por uma sociedade machista que é ultrapassada. Eu acredito que já evoluímos bastante nesse aspecto, aos poucos os homens estão entendendo seus lugares e fico feliz de estar escrevendo esse texto e participando ativamente dessa evolução exercendo a minha influência e incentivando mais homens a serem pais que dividem igualmente as responsabilidades do filho com a mulher.

Inclusive, eu acho que o desafio de criar/educar um menino é muito maior do que criar/educar uma menina, já que vivemos em uma sociedade estruturalmente machista, mas esse papo eu vou deixar para mês que vem, afinal, por que os homens não sabem cuidar?


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer