Criança

Terremoto na Turquia: policial que ajuda na busca por sobreviventes encontra a própria filha nos escombros

Terremoto na Turquia: policial que ajuda na busca por sobreviventes encontra a própria filha nos escombros - Reprodução/R7
Reprodução/R7

Publicado em 08/02/2023, às 05h57 - Atualizado às 06h00 por Redação Pais&Filhos


Nessa última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, um forte terremoto atingiu a Turquia e a Síria. Com um número de mortos que cresce a cada estimativa, a situação dos países preocupa e abala as pessoas do mundo inteiro. Apesar disso, alguns sinais de esperança fazem com que o trabalho daqueles que estão atuando no resgate das vítimas valha realmente a pena.

Um policial que ajuda nas buscas por sobreviventes na localidade de Hatay conseguiu salvar a própria filha, de 6 anos, que estava mais de 24h sob os escombros. Zekeriya Yildiz abraçou e acalmou a menina assim que se encontraram.

Pai resgata a filha nos escombros do terremoto na Turquia
Terremoto na Turquia: policial que ajuda na busca por sobreviventes encontra a própria filha nos escombros (Foto: Reprodução/R7)

Não se sabe quanto ao estado de saúde dos familiares. Segundo a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres turca o número de mortos no país é de cerca de  7.000 mortos confirmados.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA o primeiro tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep. Muitos edifícios desabaram e equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes nos escombros.

Resgates de crianças

Um bebêfoi resgatado com vida, em Malatya, no Sudoeste da Turquia, após ser retirado dos escombros de um prédio causados pelos abalos sísmicos. A imagem do resgate viralizou nas redes sociais e comoveu muitos aqueles que estão acompanhando a tragédia pelo noticiário. A criança havia nascido há pouco tempo, e em poucos dias de vida já se provou resistente, sobrevivendo ao caos que está ocorrendo no país.

Criança é resgatada em meios aos escombros do terremoto
Bebê resgatado também entre os escombros (Foto: Reprodução/Canal turco)

Não foram divulgadas informações sobre nome e idade da criança, somente que ela passa bem. Não se sabe quanto ao estado de saúde dos familiares.

Uma outra criança, essa de 5 anos, protagonizou um dos momentos mais difíceis da vida, no momento em que esteve presa debaixo de escombros, no terremoto da Turquia. A garota falava: “Estou bem, pai”, para tentar acalmar o pai. A menina foi identificada como Ayşe Kubra Güneş, que ficou presa após o prédio residencial em que morava, cair nela.

A garota falava que estava tudo bem para o pai (Foto: Reprodução/ Twitter)

O local tinha seis andares e ficava no distrito de Pazarckik, em Kahramanmaras. Tanto Ayşe como os irmãos e pais ficaram presos nos escombros após o terremoto de magnitude 7,8 na Turquia e Síria. Segundo o Daily Mail, a família de Ayşe foi resgatada de forma rápida, porém, ela ficou presa por mais de 7 horas pela quantidade de escombro que caiu nela.

Terremoto na Síria
Um prédio desabou em cima da família (foto: Daily Mail/ Reprodução/ Twitter)

O momento que tentavam retirar a garota de 5 anos foi gravado e é possível ver a garota chorando de forma silenciosa. No entanto, quando o pai começa a falar com ela, a garota se mostra forte e diz: “Estou bem, eu estou bem, pai”.

Filha no colo do pai
Momento em que a garota é resgatada (Foto: Daily Mail/ Reprodução/ Twitter)

Felizmente, Ayşe foi tirada para fora do prédio e no momento, agarrou a mãe do pai. Ela foi colocada na maca e levada para o hospital. Um dos socorristas do terremoto falou com o jornal Barsada Bugun e contou sobre como foi o resgate desta família. Ele disse que ‘rasparam’ a mãe, o pai e os filhos com as próprias ‘unhas’.

Diário de bordo: tudo o que rolou na nossa viagem com a MSC Seashore


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais