Publicado em 04/07/2018, às 16h19 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Redação Pais&Filhos
Bem, sabemos que você provavelmente tem aquela mania de diagnosticar seu filho, então muitas vezes acaba concluindo que a tosse dele é apenas um resfriado. Mas na verdade, pode ser algo mais sério. Por isso, nós separamos sete diferentes tipos de tosses e como você pode lidar com elas:
Tosse “latido”
Seu filho foi para a cama com o nariz entupido, mas ele está dormindo pacificamente por algumas horas. De repente, você ouve o que soa como um cachorro latindo. Você corre e encontra seu bebê lutando para recuperar o fôlego.
O que provavelmente está causando isso: Garupa, uma doença viral que causa inflamação na laringe e na traqueia. Geralmente afeta crianças de seis meses a três anos. Ela costuma melhorar durante o dia, mas retorna mais tarde e você pode notar a criança tossir durante a noite. Seu filho também pode emitir um som de assobio agudo quando ele inala.
Como ajudar: Quando seu filho acorda “latindo”, empacote-o em um cobertor e vá para fora – o ar frio ajuda a relaxar as vias aéreas. Ou ligue um banho quente e sente-se com seu filho no banheiro fumegante por 15 a 20 minutos, já que o ar quente e úmido também pode ajudá-lo a respirar, diz Jennifer Shu, editora da Academia Americana de Pediatria e Saúde da Criança. Use um umidificador e certifique-se de que ele beba muito líquidos.
Tosse fleuma
Soa mucosa, seu filho apresenta nariz escorrendo, dor de garganta, olhos lacrimejantes e falta de apetite.
O que provavelmente está causando isso: Um resfriado comum, que pode durar de uma a duas semanas – embora esteja pior nos primeiros dias. Crianças tem uma média de seis a dez resfriados por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.
Como ajudar: Como os resfriados são causados por vírus, os antibióticos não ajudam, então nem adianta pedir para o pediatra prescrever um. No entanto, chame seu médico se seu filho tiver muco verde persistente e febre, pois pode ter desenvolvido uma infecção bacteriana. Se seu filho for muito novo para assoar o nariz, use soro fisiológico em uma seringa para ajudar limpar o muco. Um umidificador e banho quente também podem ajudar. Além disso, verifique com seu médico antes de dar ao seu filho qualquer medicamento vendido sem receita médica.
Tosse seca e noturna
Seu filho teve uma tosse irritante durante todo o inverno. Fica pior a cada noite e a qualquer momento que ele corre.
O que provavelmente está causando isso: Asma, uma condição crônica na qual as vias aéreas dos pulmões se tornam inflamadas e estreitadas e elas produzem excesso de muco. Embora os pais frequentemente pensem que o chiado é o principal sinal de asma, uma tosse seca – especialmente à noite – pode ser o único sintoma de uma criança. Outras bandeiras vermelhas: a tosse é desencadeada por exercício, alergias, resfriados ou ar frio. Se seu filho for jovem ou magro, você poderá ver seu peito desabar enquanto ele respira.
Como ajudar: Consulte o seu médico se você suspeitar de asma para fazer um diagnóstico preciso. Crianças com casos leves podem tomar medicação broncodilatadora inalada durante um ataque, enquanto crianças com asma moderada a grave também precisam de um medicamento preventivo diário.
Tosse rouca
Além de febre alta, dores musculares e fungadas, a tosse fica fraca.
O que provavelmente está causando isso: Influenza, também conhecida como gripe, uma doença viral que ataca o sistema respiratório.
Como ajudar: Dê-lhe bastante líquido, alimentos ou leite para diminuir a febre e aliviar as dores.
Tosse enferrujada
Tem um som rouco e assobiante. Seu filho irá parecer que está respirando rapidamente e é muito irritável.
O que provavelmente está causando isso: Bronquiolite, uma infecção dos bronquíolos, as menores vias aéreas nos pulmões. Quando eles incham e se enchem de muco, é difícil para uma criança respirar.
Como ajudar: Contate o seu pediatra imediatamente se o seu filho parece ter dificuldade em respirar ou beber. Seu médico pode diagnosticar bronquiolite com um exame físico e um histórico completo. Incentive seu filho a descansar e beber muitos líquidos. Em casos graves, uma criança pode precisar ser hospitalizada para receber oxigênio, fluidos ou medicação.
Tosse convulsa
Seu filho teve um resfriado por mais de uma semana e agora ele está com tosse – às vezes ele tosse mais de 20 vezes em uma respiração. Entre tosses, ele tem dificuldade para respirar e faz um som estranho quando inala.
O que provavelmente está causando isso: Tosse convulsa, que tem estado recentemente em ascensão. As bactérias chamadas pertussis atacam o revestimento das vias respiratórias, produzindo inflamação severa que estreita e às vezes bloqueia as vias aéreas.
Como ajudar: Ligue para o seu médico imediatamente se você suspeitar de tosse convulsa. Bebês com menos de seis meses precisarão ser hospitalizados. A infecção é tratada com antibióticos e outros adultos e crianças em sua casa podem precisar de antibióticos preventivos e um reforço para evitar ficar doente. Isso porque a tosse convulsa é altamente contagiosa.
Tosse bruta
Seu filho teve um resfriado por uma semana e está piorando. Sua tosse está molhada e pegajosa e sua respiração parece ser mais rápida que o normal.
O que provavelmente está causando isso: Pneumonia, em que um vírus ou bactéria invade os pulmões, fazendo com que eles se encham de líquido.
Como ajudar: Seu pediatra pode diagnosticar pneumonia com um exame físico, mas pode precisar enviar o seu filho para um raio X. Se o médico determinar, a partir dos resultados do teste, que a pneumonia é bacteriana, ele prescreverá antibióticos. A pneumonia geralmente pode ser tratada em casa, mas se for grave, seu filho pode precisar ficar no hospital por alguns dias.
Leia também:
Seu filho está com tosse? Te ajudamos a decifrar
Calma! Nem sempre a febre é motivo para sair correndo para o hospital
Gripe e resfriado: aprenda a diferenciar
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Notícias
Esposa de Rodrigo Faro descobre 'tumor raro e maligno': "Pronta para enfrentar essa batalha"
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor