Criança

Política também é assunto de criança: saiba como conversar com seu filho

Publicado em 02/10/2018, às 09h00 - Atualizado às 11h04 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


(Foto: iStock)

Em tempo de eleições, sempre surgem dúvidas e muitos comentários sobre propostas e candidatos. Mas será que as crianças sabem o que está acontecendo no nosso país? Para o psicólogo Aurélio Melo, pai de Alexandre e Gabriel, os pais devem conversar com as crianças e explicar, sempre de uma maneira lúdica, o que está acontecendo e o porquê. “Uma forma de esclarecer é pegar um exemplo dentro da realidade da criança. Por exemplo, dizer que assim como existe um presidente no país, existe um representante na escola, um zelador no condomínio, alguém responsável por tomar decisões para o bem de todos”, conta Melo.

Para ajudar o seu filho a entender mais sobre esse processo sem traumas selecionamos algumas dicas importantes que os pais podem colocar em prática durante as eleições:

Bons exemplos na escola Além dos pais, a escola pode esclarecer as dúvidas sobre o assunto. Para tornar essa explicação mais divertida e interessante, a instituição pode simular uma eleição com os alunos. Escolher um candidato, expor propostas e pensar em soluções. Essa atitude traz o assunto para o cotidiano das crianças de uma forma saudável. Fora que essa simples brincadeira pode ensinar questões importantes que serão levadas para a vida toda!

Cuidado com o que se fala –  Falar mal dos candidatos ou de partidos políticos na frente das crianças pode causar problemas futuros: intolerância, falta de discernimento e agressividade. “A criança é uma esponjinha, absorve aspectos positivos e negativos! Procure não fazer esse tipo de comentário perto delas, e só fale de política quando ela tocar no assunto, pois caso contrário, fica chato e vazio”, conta.

Não repreenda atitudes do seu filho – Sabe quando o seu filho sai correndo e pega bandeirinhas e adesivos, só que do partido contrário ao seu? Então, não adianta tirar da mão e proibir a criança de brincar com aqueles objetos. “Para crianças muito novas, a política é um assunto muito abstrato e, por isso, ela não entende porque, pra você, aquilo é errado”, finaliza o psicólogo.

Leia também:

4 motivos para você investir na licença-paternidade

Racismo: famílias saem de piscina em hotel de luxo após menina negra entrar na água

Relato de mãe: “Preciso escutar mais e melhor o meu filho”


Palavras-chave
Educação

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena