Criança

Ministério da Saúde irá comprar mais 10 milhões de doses de Coronavac para vacinação infantil

Getty Images

Publicado em 01/02/2022, às 11h41 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O Instituto Butantan irá comprar ao menos mais 10 milhões de doses de Coronavac para seguir com a vacinação infantil no país. Na semana passada, a Anvisa autorizou a aplicação do imunizante em crianças a partir de 6 anos de idade.

As informações foram confirmadas por fontes ligadas a compra para a GloboNews. Os estados tinham, até então, 6,4 milhões de doses disponíveis – e, com a nova aquisição, serão repassadas mais 2,6 milhões de vacinas ainda nessa semana.

Serão compradas mais 10 milhões de doses de Coronavac (Foto: Getty Images)

O Ministério da Saúde ainda confirmou que, com a nova compra, serão priorizados estados com número menor de doses para suas respectivas populações. O Ministério confirmou que, até agora, foram distribuídas 7,5 milhões de doses (4,2 milhões da Pfizer e 3,3 mil da Coronavac) para crianças.

Recomendação da OMS

Na sexta-feira, 21 de janeiro, durante uma coletiva, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passa a recomendar o imunizante da Pfizer para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19.

A decisão foi informada pelo presidente do Grupo Consultivo de Vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS), SAGE, Alejandro Cravioto, durante coletiva de imprensa: “Atualizamos as recomendações provisórias deste produto [a vacina da Pfizer] para estender a indicação de idade para 5 anos, com uma dosagem reduzida para aqueles de 5 a 11 anos”.

O representante do órgão garantiu a segurança do produto e afirmou: “Gostaria de deixar claro que nós nunca recomendaríamos uma vacina que não tem registros consistentes de segurança, após revisar todos os estudos e evidências”.

A OMS recomenda a vacinação de crianças de 5 a 11 anos (Foto: Getty Images)

O imunizante já havia sido recomendado para pessoas maiores de 12 anos e as conclusões para reduzir a faixa etária foram feitas a partir de uma reunião de especialistas na última quarta-feira, 19 de janeiro.

Desta forma, a medida recomenda que crianças entre 5 e 11 anos recebam uma dosagem de 10 microgramas – que devem ser aplicadas entre o intervalo de quatro a oito semanas. O que difere das pessoas com mais de 12 anos, que recebem 30 microgramas.

De acordo com Alejandro Cravioto, as crianças não se encontra no grupo prioritário de vacinação da OMS, com exceção daquelas que apresentam comorbidades. Ele ainda reforçou que vários dados foram analisados para chegar a essa conclusão: “Posso assegurar que se houvesse alguma dúvida, não haveria a recomendação”.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Criança covid-19 CoronaVac Instituto Butantan vacina covid-19

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Família

Após descolorir sobrancelha, Isis Valverde volta a mudar visual: "Começando mais uma jornada"

Família

Filha recém-nascida de Fernanda Paes Leme ganha joia luxuosa de Giovanna Lancellotti