Criança

Menino irá realizar 9ª cirurgia após ter 100% do rosto queimado por óleo em acidente

O acidente aconteceu quando o filho tinha apenas dez meses de vida - Reprodução / G1 /Arquivo pessoal
Reprodução / G1 /Arquivo pessoal

Publicado em 23/10/2020, às 07h11 - Atualizado às 07h17 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Em Guarujá, litoral de São Paulo, Marcos Levi Ruiz Pontes, de apenas três anos, teve 100% da cabeça queimada após um acidente doméstico com uma panela de óleo quente. A criançajá passou por oito cirurgias e segundo a mãe, Alice dos Santos Ruiz, de 19 anos, ele ficou com cicatrizes em 30% do corpo, necessitando usar uma roupa compressora para tentar aliviar as marcas.

O acidente aconteceu quando o filho tinha apenas dez meses de vida (Foto: Reprodução / G1 /Arquivo pessoal)

Nesta sexta-feira, 22 de outubro, Alice contou ao G1, que o acidente aconteceu quando o filhotinha apenas dez meses de vida, durante uma viagem à casa do irmão dela. “Ele nunca tinha engatinhado e começou naquele dia. Foi em direção ao fogão e ficou em pezinho. Nisso, ele agarrou na panela, que caiu com óleo quente nele”, disse.

Na época, o garoto foi encaminhado para um hospital de São Paulo, onde recebeu atendimento de emergência. O óleo quente atingiu parte do peito, braços e 100% da cabeça. Marcos ficou internado por cerca de três meses e, durante esse período, teve que passar por oito cirurgias de enxerto de pele (um procedimento cirúrgico que envolve a remoção da pele de uma área do corpo e o ato de movê-la ou transplantá-la para uma área diferente do corpo),  removendo a pele até da perna. “Foi um milagre ele ter sobrevivido às queimaduras. Ninguém me dava esperanças, nem os médicos”, afirma a mãe.

Atualmente, o menino passa por acompanhamento com um médico cirurgião a cada três meses, na Capital  de São Paulo, para saber como estão as cicatrizes e se as marcas estão melhorando. “A previsão é de que ele passe por uma nova cirurgia com quatro anos. Provavelmente será capilar, também para desgrudar a axila, que ele ficou com um pedacinho do braço grudado no peito, e para tirar as queloides”, explica. Apesar do acidente, a mãe conta que o filho vive muito bem e não sente dores. “Como qualquer criança normal. Não tem dores, não perdeu movimentos”.

Tratamento

Marcos teve 100% da cabeça queimada em um acidente doméstico (Foto: Reprodução / G1 /Arquivo pessoal)

Para diminuir as cicatrizes no corpo, o meninoprecisa usar uma malha compressiva – que auxilia na recuperação das marcas – e uma placa de silicone, ajudando a pele a ficar mais lisa. A mãe conta que eles precisam de uma nova malha, mas que o sonho do filho é que ela seja igual ao uniforme do Homem Aranha, personagem dos quadrinhos pelo qual ele é apaixonado.

As malhas não são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde e um modelo para o corpo inteiro pode chegar a R$ 1 mil. “Compramos uma só para a cabeça, que custou mais de R$ 200. Perguntei qual queria e ele disse que era do Homem Aranha. Ele é fanático”, disse. Para conseguir comprar uma nova roupa, e realizar o sonho do filho, a mãe fez uma vaquinha virtual, já que está desempregada.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Davi e Mani possuem 20 anos de diferença entre eles - Reprodução/Instagram

Família

Mani deixa de seguir Davi no Instagram e toma atitude sobre a relação com o campeão do BBB

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

"Não vai admitir ninguém mentindo", diz mãe de Davi após Mani anunciar fim de relacionamento

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Andreas Richthofen dá 1ª entrevista e diz que procura a irmã há 4 anos: "Tem assuntos pendentes"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani Rêgo quebra o silêncio sobre relação com Davi após polêmica: "Passo a ser um produto"

Mani tem sofrido críticas pela diferença de idade - Reprodução/Instagram

Família

Davi foi orientado por advogado e família a dizer que não é casado com Mani após BBB 24