Criança

“Hepatite misteriosa”: menino de 8 anos é o primeiro contaminado pela doença na América Latina

iStock

Publicado em 06/05/2022, às 08h00 - Atualizado às 08h46 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O Ministério da Saúde da Argentina confirmou na última quarta-feira, dia 4 de maio, um caso de hepatite aguda grave em um menino de oito anos. O paciente está internado no hospital pediátrico de Rosário, que fica cerca de 300km da capital, Buenos Aires. Este é o primeiro caso do país e da América Latina.

O contágio identificado na Argentina ocorreu menos de um mês depois do alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), feito em 15 de abril, sobre um surto da hepatite desconhecida entre crianças do Reino Unido. Na quarta-feira, a instituição afirmou que 228 casos foram registrados em pelo menos 20 países, principalmente na Europa.

Primeiro caso de ‘hepatite misteriosa’ na América Latina é confirmado na Argentina (Foto: iStock)

De acordo com a OMS, 10% das crianças contaminadas precisaram de um transplante de fígado e foi registrada ao menos uma morte. O país com mais contágios é o Reino Unido, que informou que a condição não está relacionada com a vacina contra o coronavírus, pois nenhum dos pacientes no país foi imunizado por serem jovens demais.

Em um comunicado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disse que “ainda há poucos dados para definir se há surto ou epidemia na região das Américas e, por enquanto, o risco global é considerado baixo.” O órgão também afirma que devido a falta de conhecimento da origem da doença, possivelmente infecções da hepatite já existiam em alguns lugares, mas não eram percebidas por serem em baixo número.

O que é hepatite?

Hepatite é o nome dado a uma inflamação que acomete o fígado e causa lesões no tecido do órgão. Essa infecção afeta, principalmente, o funcionamento dele e pode ser classificada de duas formas: aguda (quadro em que o processo inflamatório apresenta sintomas com duração inferior a seis meses) e crônica (quando os sintomas perduram por seis meses ou mais). Ela pode ser desencadeada por vírus, bactérias ou parasitas. Existem cinco tipos de hepatite causadas por vários vírus, denominadas A, B, C, D e E:

Além dos tipos de hepatite causados por vírus, existem outros dois que possuem causas diferentes e não possuem a infecção viral como causadora da doença. São elas:

Sintomas de hepatite

Os sintomas de hepatite variam de acordo com o que causou a doença. Em quadros agudos, os sinais do problema podem aparecer entre 2 semanas a 6 meses após a infecção. Em casos crônicos, é possível que o paciente não apresente nenhum tipo de sintoma até muitos anos depois que essa infecção acontecer. Propriamente falando, os sinais comuns de hepatite no corpo são:

Qual hepatite é mais comum em crianças?

Entre as infecções virais, a hepatite A é a mais comum em crianças. No geral, os sintomas desse quadro costumam a ser limitados e tendem a ser leves e moderados. Entre eles, podemos citar dor abdominal, náuseas, diarreia, icterícia (quando a pele e as mucosas ficam amareladas), sendo que todos duram dias ou poucas semanas. Também é possível que crianças sejam acometidas pelos vírus da hepatite B, C e E, e pelo adenovírus que também causa inflamação hepática.

Entre as infecções virais, a hepatite A é a mais comum em crianças. No geral, os sintomas desse quadro costumam a ser limitados e tendem a ser leves e moderados (Foto: reprodução / Getty Images)

Quais são os riscos da hepatite?

Os riscos gerados pela doença são diferentes e variam para cada tipo de hepatite. Para pessoas que têm o costume de beber durante muito tempo, o maior risco é contrair uma hepatite alcóolica, assim como quadros virais têm maior chances de transmissão em relações sexuais desprotegidas. A doença em sua forma crônica pode levar à câncer de fígado e cirrose, e também existem chances de hepatite fulminante e perda da função hepática, o que leva à necessidade de transplante.

Como diagnosticar hepatite?

O diagnóstico de hepatite precisa ser feito de maneira clínica com um especialista. Após descritos os sintomas e verificação de histórico o médico irá pedir diversos exames laboratoriais para saber se houve, ou não, aumento das enzimas hepáticas. Em casos mais graves, será necessário realizar uma biópsia do fígado. Caso contrário, serão pedidos os exames:

Tratamento para hepatite

O tratamento vai depender do tipo de hepatite, se é aguda ou crônica e da causa dela. Em casos de hepatite aguda (infecções por vírus A ou E), o principal tratamento é repouso e hidratação intensa, já que os quadros tendem a melhorar sozinhos – em situações mais graves, é necessário realizar um tratamento no hospital. Quando falamos de pacientes com sintomas crônicos, existem diferentes tipos de medicamento, além de cirurgias e procedimentos médicos.

É possível evitar a hepatite?

Existem diversas formas de prevenir a hepatite ou diminuir o risco de contágio (tudo sempre dependendo do tipo da doença). No momento, a melhor prevenção contra a Hepatite A e B é tomando vacina. Higienizar muito bem alimentos e tomar cuidado com a água consumida pode prevenir os tipos A e E. Quadros de hepatite alcoólica podem ser prevenidos diminuindo o consumo de álcool.

Consuloria: Dra. Aline Scarabelli, infectologista e consultora médica do Labi Exames; dr. Paulo Telles, pediatra e neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pai de Leonardo e Carolina.


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Criança crianças filhos morte coronavírus covid-19 reino unido europa hepatite

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Segundo filho de Viih Tube deve nascer no fim do ano: saiba o signo e principais características

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha