Publicado em 09/12/2012, às 22h00 por Redação Pais&Filhos
10/12/2012
Olivia Gillies, 2 anos, conseguiu sorrir pela primeira vez após três cirurgias. A criança, que é portadora da síndrome de Wiedemann Beckwiths, não conseguia comer, falar, ou sorrir, por causa da língua que não parava de crescer, e precisou urgentemente de cirurgia, depois de quase morrer sufocada. A informação é do Daily Mail.
Os médicos identificaram o distúrbio quando ela ainda estava no útero da mãe, Emma, após uma ultrassonografia 4-D, feita em Welwyn Garden, na Inglaterra. “Foi como se tivesse caído uma bomba. Fomos avisados que a língua dela seria até três vezes maior que a de um bebê recém-nascido normal, e iria continuar crescendo. Ficamos aterrorizados”, disse a mãe ao jornal.
Emma não pode ver sua filha após o parto, já que a menina foi imediatamente para testes, que checaram sua capacidade de respiração. “Meu marido me mostrou uma foto dela no celular e meu coração derreteu. Sim, a língua dela era bem grande, mas ela era tão linda como qualquer outro filho, e eu mal podia esperar para segurá-la”, contou a mãe.
Por causa da língua, Olívia não conseguia mamar, e teve que ser alimentada por tubos até os seis meses de vida. Com 12 semanas, a criança foi examinada e constatou-se que sua respiração estava sendo prejudicada. Uma traqueotomia de emergência, então, foi marcada para que ela pudesse respirar melhor.
Com seis meses, Olívia fez a primeira cirurgia em setembro de 2010, mas sua língua continuou a crescer, obrigando a ser feita uma segunda cirurgia em março de 2011. “Era muito difícil para ela, que não conseguia comer ou falar. Mas ela aprendeu a linguagem de sinais para falar conosco e com os irmãos”, disse o pai.
A última cirurgia de redução da língua foi feita em março deste ano e, finalmente, a língua de Olívia parou de crescer, e ela não parou de sorrir. A menina agora também consegue comer e falar normalmente.
Criança
Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Mãe de Marina Ruy Barbosa chama atenção por beleza após celebrar aniversário da filha