Publicado em 12/08/2022, às 11h58 por Redação Pais&Filhos
Ao assistir um vídeo no Youtube, sempre nos deparamos com diversos anúncios durante e antes dos vídeos. Em um desses anúncios uma criança, vestida com roupa de hospital e cabelo raspado, aparece dizendo que está com câncer e que seus pais não conseguem pagar pelo tratamento. Um link para um site de financiamento coletivo, crowdfunding, é colocado na tela.
“Por favor, me ajude a ficar boa. Por favor. Eu não quero morrer”, pede a menina. Com a suplica da menina, milhares de pessoas doarampara a causa, o que não sabiam era que estavam caindo em um golpe. Foi detectado pela a empresa de cybersegurança, Avast, que o anúncio era falso. O vídeo foi visto por mais de 10 milhões de pessoas e foram arrecadados cerca de 640 milhões de dólares, cerca de R$3,2 milhões, em doações.
Pavel Novak, analista de operações das Avast, começaram a suspeitar de que pudesse se tratar de fraude, quando detectaram o vídeo em diferentes cenários. “Encontramos uma seleção de vídeos da mesma garota, com apelos em árabe, francês, português, espanhol e hebraico. Vídeos com apelos semelhantes, mas com garotas diferentes, também foram detectados”, explica o analista.
No link para doar o nome da menina varia no vídeos, em alguns é Barbara, Ksenia, Alexandra ou Ariela. Durante a investigação descobriram que os sites foram registrados recentemente e estão ligados a endereços de email muito estranhos, como [email protected] e [email protected]. Sites de meninas diferentes, estavam ligados ao mesmo email e foram rastreados até Jerusalém, capital de Israel.
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
A empresa bloqueou os sites e fez a denúncia para o Youtube, além de alertar a Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas sobre o golpe.
O analista alertas e dá algumas dicasaos usuários para que sejam mais cuidados e evitem golpes como esse. Nesse caso, ele diz que se torna suspeito o fato de não ter nada sobre o tipo de tratamento que a menina precisaria fazer. No vídeo a menina conta que está com um câncer por todo o corpo o que dificulta o tratamento.
“É especialmente malicioso e antiético, porque está potencialmente se aproveitando de uma criança real, doente ou não, cujo vídeo foi roubado para o golpe ou, então, ela está sendo forçada a encenar”, comenta Novak. Acrescenta dizendo que esse tipo de golpe prejudica as causas reais de crowdfunding reais e desvia dinheiro de de instituições que realmente precisam de doações.
Em um bate-papo muito divertido, ela fala sobre o seu projeto internacional e maternidade.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos