Publicado em 01/10/2020, às 09h40 - Atualizado em 06/10/2020, às 15h29 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Moradora da Urca, no Rio de Janeiro, Manuela Oliveira, de 12 anos, descreve como “vírus do bem” o desenho que fez representando um ecossistema, para reforçar à importância de esperança e cooperação em tempos de coronavírus. O desenho despretensioso, feito com carinho e lápis de cor, acabou gerando um linda ação!
Por meio da campanha COmVIDA20, a ilustração acabou gerando a doação de 27 toneladas de alimentos para famílias carentes de 15 comunidades do Rio e para três aldeias indígenas. “Não imaginava que esse desenho chegaria tão longe. Senti uma felicidade muito grande e uma emoção difícil de descrever”, disse Manuela para O Globo, sobre as 2.250 cestas de alimentos doadas, que já beneficiaram cerca de nove mil pessoas.
Tudo começou quando a mãe, a artista plástica Ellen Dobrowolski, postou a ilustração no grupo de pais da escola da menina, a Sá Pereira. Então, um professor sugeriu transformar o desenho em camiseta para vender e doar o valor arrecadado para a caridade.
Ao se deparar com a ação, o diretor de arte Roberto Todor, ficou tocado e fez a ponte com Leonardo Zonenschein, diretor de marketing da Dimona, loja de customização de produtos. A marca decidiu adotar a campanha e nomeou de COmVIDA20, passando a produzir, a preço de custo, máscaras e camisetas estampadas com o desenho da menina. Atualmente, quase quatro mil kits foram vendidos, a R$ 60 cada, que ainda estão disponíveis no site. “— Foi muito importante apoiar a campanha, pois conseguimos transformar o projeto da Manu em realidade, contagiando tanta gente com empatia e solidariedade”, disse Leonardo.
A distribuição das cestas, que contêm, além de alimentos não perecíveis, frutas, legumes e peixe fresco, ficou a sobre a responsabilidade do Instituto da Criança, ONG no Jardim Botânico que atua gerindo projetos sociais. Na Zona Sul, foram beneficiadas famílias das comunidades Pedra Bonita, em São Conrado, e Santa Marta, em Botafogo. “Eram famílias muito carentes, com membros que perderam o emprego devido à pandemia. As cestas supriram uma carência imediata delas”, conta Mariana Pinheiro, coordenadora de novos projetos da ONG.
A campanha já alcançou quase 13 mil seguidores no Instagram e ganhou o apoio de artistas como Giovanna Antonelli, Fabio Porchat, Reynaldo Gianecchini e Cissa Guimarães. A mãe, Ellen diz que o orgulho que está sentindo da filha não poderia ser maior. “As coisas aconteceram de forma orgânica, com a ajuda de tantas pessoas. Poder mostrar aos meus filhos que um gesto tão pequeno pode fazer a diferença na vida de tanta gente é muito emocionante”, ressalta ela, que também é mãe de Joaquim, de 8 anos, e de Helena, de 6 anos.
Família
Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”
Família
Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”
Família
Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi
Família
Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Família
Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana
Família
João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai
Família
Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende