Criança

Manchas vermelhas na pele: veja 10 doenças que têm esse sintoma

Shutterstock

Publicado em 13/02/2022, às 10h18 - Atualizado em 06/01/2023, às 13h45 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


As manchas vermelhas na pele do seu filho podem indicar vários problemas. Esse sintoma, muito comum em alergias alimentares e assaduras, também podem apontar para outras doenças de pele ou questões de saúde, como catapora, sarampo e até psoríase.

Para entender o que realmente está acontecendo, é importante procurar um médico que entenda sobre o assunto – um pediatra e um dermatologista são os profissionais que farão o diagnóstico certo e passarão qual é o tratamento mais indicado para cuidar daquele problema. Veja a seguir as principais doenças com manchas vermelhas na pele como sintoma:

Alergia alimentar

A alergia alimentar é um mecanismo de defesa do corpo quando o organismo entra em contato com um alimento, ou substância que gera sensibilidade. Os principais sintomas são manchas vermelhas na pele, coceira, náuseas, vômitos e diarreia. Já os alimentos que costumam causar alergias são: leite de vaca, amendoim e trigo.

O tratamento consiste em eliminar da alimentação aquela substância que está causando a alergia e, em alguns casos, investir em uma imunoterapia. Veja mais sobre o problema e como tratar.

Assadura

As assaduras são uma reação inflamatória do contato da pele do bebê com outro agente. Como a pele do bebê é muito sensível, acaba se inflamando quando entra em contato com cocô, xixi, suor ou até mesmo um fungo, o sapinho. Quando a criança está com assaduras, é comum surgir vermelhidão, bolinhas, inchaço e até descamação no bumbum, na virilha e em regiões mais quentes e com dobrinhas.

O tratamento é simples: troque com frequência as fraldas do seu filho, higienize a pele do bebê com os produtos adequados para os recém-nascidos e hidrate bem a região, usando pomadas antiassaduras. Entenda mais sobre assaduras e como tratar o problema.

As assaduras são uma reação inflamatória do contato da pele do bebê com outro agente, que faz surgir manchas vermelhas e irritadas (Foto: Shutterstock)

Brotoeja

Comum em bebês e recém-nascidos, brotoejas são pequenos inchaços vermelhos, rodeados de vermelhidão em volta da pele. Geralmente ocorrem em partes vestidas do corpo, como axilas, no abdômen e na virilha e também podem aparecer no pescoço, ombros e peitos do bebê, acompanhadas de coceira. 

É possível evitar esse problema resfriando o quarto do seu filho e refrescando ele. O tratamento é feito com pomadas, como loção de calamina e creme de hidrocortisona – que devem ser usadas apenas com a aprovação do pediatra do bebê. Entenda mais sobre brotoejas e o que fazer quando elas aparecerem

Catapora

Também conhecida como varicela, a catapora é uma doença infecciosa viral e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicella-zóster. Seus sintomas são pequenas bolhas, manchas e crostas vermelhas e pode ser transmitida de uma pessoa para outra através do contato com o líquido das erupções cutâneas, pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.

Para tratar a catapora, são utilizados medicamentos específicos recomendados pelo médico para aliviar a coceira, a dor de cabeça e diminuir a febre. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão. A principal forma de evitar a doença é com a vacinação. Veja mais sobre a catapora e como cuidar do seu filho.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma condição crônica e não contagiosa que deixa a pele seca e inflamada e geralmente aparece nos primeiros anos de vida da criança. Pode ser causada por diversos fatores, como herança genética, alterações estruturais e funcionais da pele e do sistema imunológico, além de fatores ambientais e psicológicos.

O tratamento consiste no controle da doença a longo prazo, através do uso de medicação correta e das medidas de prevenção, como evitar os fatores desencadeantes e hidratação da pele. Veja mais sobre o tratamento dessa condição.

Dermatite de contato

Também conhecida como eczema, a dermatite de contato é uma inflamação na pele que surge a partir do momento que entramos em contato com uma substância que causa irritação ou alergia. Ela pode aparecer em pessoas de todas as idades e costuma ser um problema comum.

O tratamento principal é identificar o que está causando a reação alérgica e retirar/substituir esse produto, substância ou medicamento por outros. Além disso, é importante recuperar a pele que está lesionada através do uso de cremes hidratantes e pomadas. Veja mais sobre o tratamento da dermatite de contato

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica não contagiosa, que pode aparecer por todo o corpo, principalmente a pele, joelhos, cotovelos, mãos, pés, unhas e couro cabeludo. Ela causa manchas vermelhas e descamação, e o aspecto pode trazer impactos psicossociais na criança.

A psoríase causa manchas vermelhas e descamações na pele (Foto: Pexels/Eszter Miller)

Em casos mais leves, a doença é tratada com hidratação da pele e pomada na região machucada. Nos mais graves, existe um tratamento feito com luz ultravioleta que deve ser recomendada pelo médico. Entenda mais sobre a psoríase e como cuidar do problema.

Roséola infantil

Também conhecida como exantema súbito, a doença contagiosa acontece principalmente com bebês e crianças entre seis meses e dois anos de idade, e pode ser confundida com sarampo. É uma doença transmitida pelo vírus herpes 6, considerada de evolução benigna, muito comum na primavera e no outono.

As manchas avermelhadas vêm acompanhadas de febre, não coçam e não causam dor. Para o tratamento, o médico pode receitar medicamentos antitérmicos, para tratar os sintomas da febre, além da recomendação de ingestão de líquidos para a hidratação, repouso e manter a criança com roséola próxima de outras devido a causa viral. Veja mais sobre roséola infantil e como tratar.

Síndrome Inflamatória Multissistêmica

Associada à covid-19, é uma nova situação clínica que consiste em uma intensa inflamação em vários sistemas do corpo e dos vasos sanguíneos, causando vazamento de líquidos e quadro de choque devido ao acúmulo nos pulmões, coração, rins e outros órgãos e diminuição da pressão arterial.

Os principais sintomas da doença têm relação com o sistema digestório, mas podem aparecer sintomas respiratórios, erupções e inflamações na pele, sangue, coração e veias, febre alta e persistente, cefaleia, confusão mental, inchaço nas mãos e pés. O tratamento é principal utilizado contra esta doença tem sido medicamentos imunossupressores e anti-inflamatórios, que ajudam principalmente nos casos de detecção precoce. Entenda mais sobre a doença e o tratamento da Síndrome Inflamatória Multissistêmica.

Urticária

A urticária é uma reação alérgica que se manifesta na pele através de lesões avermelhadas e inchadas que coçam, além de trazer sensação de queimação e dor no local da mancha em alguns casos. Essas lesões duram algumas horas e desaparecem dentro de um período de 24h, mas podem voltar no dia seguinte e persistir por vários dias na pele.

O tratamento depende do tipo de urticária que o paciente tem e consiste em um conjunto de medidas. Após a investigação médica, as causas e agentes físicos identificados devem ser evitados e controlados no dia a dia. Em relação aos medicamentos, os antialérgicos costumam ser a primeira escolha para os sintomas da urticária

Consultoria: Dr. Claudio Len, pediatra, colunista da Pais&Filhos e pai de Fernando, Beatriz e Silvia; dra. Maria Paula Del Nero, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; dr. Paulo Telles, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria.


Palavras-chave
Bebê Saúde pfnoinsta Criança Pele assaduras Doenças de pele catapora Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica roséola infantil Alergia alimentar alergia em criança alergia emocional alergia na pele dermatite atópica Dermatite de contato mancha vermelha na pele mancha vermelha no corpo mancha vermelha no rosto manchas vermelha em crianças manchas vermelhas na pele pele de criança Psoríase

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer