Criança

Mãe não convida criança autista para festa de aniversário da filha: “Queria curtir sem ser inclusiva”

A menina não quis convidar a colega autista - Getty Images
Getty Images

Publicado em 17/11/2021, às 10h22 por Redação Pais&Filhos


Uma mãe gerou polêmica ao admitir que convidou todos os colegas de classe da filha para o aniversário dela, exceto uma menina com autismo. Por meio de um relato anônimo publicado no Reddit, a mulher explicou a decisão e pediu a opinião dos internautas.

“É aqui que eu posso ter estragado tudo. Quando estávamos escrevendo os convites, minha filha perguntou-me se devíamos convidar Avery, uma criança que tem autismo e mal fala, é muito hiperativae não é treinada para usar o banheiro. Minha filha disse que não quer que todos prestem atenção em Avery ’como sempre fazem na escola’”, contou ela, inicialmente.

Diante do argumento da filha, a mãe acabou permitindo que a filha não chamasse a colega para o aniversário. “Não tenho nada contra a menina, mas respeito a escolha da minha filha”. Além disso, quando questionada por um outro pai a respeito da decisão, ela ainda admitiu que “não estava fazendo por mal, mas queria que sua filha pudesse aproveitar a própria festa de aniversário sem precisar ser inclusiva“.

A menina não quis convidar a colega autista
A menina não quis convidar a colega autista (Foto: Getty Images)

Contudo, a mãe de Avery descobriu do aniversário, e logo mandou a real para a autora do desabafo. “‘Obrigada por me lembrar mais uma vez que minha filha não é convidada para as festas'”, escreveu a mulher, em um bilhete. Assim, a mãe começou a questionar a própria decisão. “Eu realmente não quero fazer minha filha se sentir infeliz em sua própria festa de aniversário. Mas depois da resposta que recebi, tenho que me perguntar se de alguma forma estou perdendo a chance de ensinar minha filha a não discriminar”.

Nos comentários, diversos internautas atacaram a mulher por deixar que isso acontecesse. “Avery é uma criança que só quer fazer parte de sua classe e, de novo, pessoas egoístas como você deixam crianças como ela excluídas. Você está ensinando sua filha a ser preconceituosa. Você deve a Avery e à mãe dela um pedido de desculpas e uma promessa de ser uma pessoa melhor e não capacitista”, declarou um usuário.

Outro ainda completou, “Como mãe de duas crianças com autismo, você é o tipo de mãe que eu odiava quando meus filhos eram pequenos. Meus filhos iriam chorar sabendo que eram os únicos deixados de lado por coisas sobre as quais não tinham controle. Seja gentil e faça melhor!”. Contudo, um internauta demonstrou apoio a autora anônima.

“Pessoalmente, acho que uma criança de 7 anos não deve se sentir desconfortável com alguém em sua festa de aniversário, então eu não a forçaria a convidar essa pessoa apenas para ser parabenizado por ser inclusivo”, escreveu ele.


Leia também

Montagem de Madonna e cantor Leonardo - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche é colocado em ala "segura" e com presidiári0s famosos ao ser fichado

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"