Criança

Google Classroom ajuda crianças a terem aulas à distância na quarentena: saiba como usar

A ideia é que as crianças não sofram com a defasagem de conteúdo (Getty Images)

Publicado em 25/03/2020, às 15h34 - Atualizado em 16/01/2023, às 09h07 por Yulia Serra


Compartilhe:


A ideia é que as crianças não sofram com a defasagem de conteúdo (Getty Images)

Com o fechamento de várias escolas por conta do coronavírus, a tecnologia se tornou uma aliada ainda mais essencial. Mesmo distante fisicamente, a internet permite que professores e alunos se conectem e impede que as crianças fiquem com o conteúdo paralisado por tanto tempo. Pensando nisso, uma boa alternativa para dar continuidade às aulas é o Google Classroom. Esse é um aplicativo disponível para celulares Android e iPhone (IOS), assim como computadores, e se trata, como o próprio nome explica, de uma sala de aula virtual.

A ferramenta, que existe desde 2014 e já servia como um aliado para complementar as matérias com conteúdos à distância, agora também pode ser a saída durante a quarentena, criando um espaço para estudo online. Através da plataforma, alunos e professores podem organizar e compartilhar questões, anexando informações e  atividades em PDF, assim como criar perguntas de múltipla escolha ou que demandam respostas curtas. 

(Foto: Google/Reprodução)

Como funciona a ferramenta

Assim que abrir ou baixar o aplicativo, você opta por logar como professor ou aluno. No primeiro caso, você poderá criar uma turma, definir o nome, a sala e a disciplina. Assim, qualquer atividade adicionada ficará salva em uma seção chamada “Mural”. Para convidar as crianças para participar, você pode enviar um e-mail na seção “pessoas” ou compartilhar um “código de turma” com os estudantes. Na aba “Atividades”, você consegue adicionar os exercícios, colocando título, descrição e podendo estabelecer uma data de entrega.

Já os alunos, tendo o link de compartilhamento ou o convite para entrar no grupo da turma, é só criar a conta. Assim, conseguem seguir o conteúdo, respondendo às perguntas, realizando as atividades pedidas e podendo interagir a partir de comentários com todos os colegas. 

(Foto: Google/Reprodução)

Dicas do Google

Em nota, o Google fez algumas recomendações sobre como lidar com o ensino à distância:

Já tem escola usando a ferramenta

Nesta terça-feira (24), a Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro anunciou que fará uma parceria com o Google até que a situação se regularize e as crianças possam voltar a frequentar o colégio. Para isso, usará o Google Classroom, criando aulas virtuais com o objetivo de manter os 200 dias letivos no ano. Os alunos que não tiverem acesso à internet, receberão todo o material impresso nas casas e, caso necessitem, terão aula de reforço depois que as aulas voltarem. 

Outras instituições também adotaram essa prática ao redor do Brasil, a exemplo do Colégio Mater Dei, nas unidades São Paulo e São José dos Campos, Colégio Internacional Ítalo Brasileiro e Escola Cláritas, ambos em São Paulo, que podem dar continuidade à grade curricular através dessa tecnologia. Para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as atividades serão distribuídas de maneira remota, com a supervisão dos professores e coordenadores.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
pfnoinsta Educação Tecnologia coronavírus aula à distância google classroom

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas