Criança

Do mercado a lancheira: inclua seu filho no preparo do lanche escolar

As crianças podem ajudar a cozinhar e preparar o lanche escolar também! - iStock
iStock
Bimbo

Publicado em 16/05/2023, às 08h08 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


A hora do lanche é um momento muito esperado pelas crianças durante o dia escolar, seja pelas brincadeiras ou pela comida deliciosa preparada pelos pais! Incluir o seu filho na hora de preparar a lancheira deles, desde a compra do alimento até a hora de levar o lanche para escola, é uma ótima forma de deixar vocês dois mais próximos e também de despertar um interesse maior pela comida.

Que criança não gosta de abrir a lancheira e se deparar com alimentos que gosta? Quando ela participa de todas as etapas do preparo do lanche, ela consegue escolher quais os alimentos que quer comer (claro, com a participação e coordenação do adulto para selecionar opções mais saudáveis), evitando desperdícios.

As crianças podem ajudar a cozinhar e preparar o lanche escolar também! (Foto: iStock)

Por que incluir as crianças para fazer o lanche?

Não tem nada de errado em incluir as crianças na cozinha, ou até mesmo, na ida ao supermercado! Para cada criança de cada idade existe uma forma de incluí-la na cozinha. Essa pode ser uma forma de introduzir, desde cedo, as responsabilidades na vida da criança, indo aos poucos e aumentando a quantidade conforme ela vai crescendo e sendo capaz de fazer mais coisas por si mesma.

Além de dar uma maior autonomia para a criança, é um momento em família. Elas podem aprender com os pais como se fazem as coisas mais básicas (como montar um sanduíche simples de pão com queijo) as mais elaboradas para a idade. Esses aprendizados e o olhar de “é assim que se faz” também ajudam as crianças a terem mais interesse pela comida e pelo hábito de se alimentar bem!

Os pais devem selecionar alimentos saudáveis para as crianças escolherem na hora do lanche (Foto: Shutterstock)

Deixe a criança explorar

Principalmente as mais novas! Leve seu filho para o supermercado e ensine como ver os ingredientes em cada alimento, ou deixe que te acompanhe até a feira e veja as cores, os cheiros e experimente. Tocar, cheirar e experimentar alimentos novos é muito importante para o desenvolvimento das crianças, especialmente na primeira infância. Elas descobrem novas texturas e gostos, além de ampliar o cardápio.

Durante o processo, não se esqueça de que você é o adulto da relação, e por isso deve selecionar opções saudáveis e viáveis para a rotina do lanche escolar. Dentro dessas opções pré-escolhidas, deixe a criança decidir o que quer levar para casa. Você pode aproveitar esse momento para explicar os benefícios de cada um dos alimentos e perguntar qual deles ela prefere, como: “Você quer levar suco de laranja ou de uva?”, ou “Qual você quer escolher, a maçã ou a pêra?”.

As crianças podem escolher o lanche de acordo com os próprios gostos, com a supervisão de um adulto (Foto: Shutterstock)

Com o tempo, o seu filho vai aprendendo mais gostos e expandindo o “catálogo” de opções dele. Fora isso, fica mais fácil ter certeza que o que está sendo levado para casa e que, posteriormente, será levado para escola está de acordo com o agrado da criança, garantindo mais uma refeição deliciosa. Pensando nisso, a Pullman tem a Bisnaguito, as bisnaguinhas que agora estão ainda mais macias e com melhor custo benefício, tendo mais delas por pacote!

O Bisnaguito agora vem com mais bisnaguinhas por embalagem! (Foto: Divulgação)

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Nahim, cantor que foi encontrado morto, faleceu sem conhecer a neta

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar Jr. aparece provocando Bruna Biancardi em Dia dos Namorados: "Não aceitam perder"

Bruna Biancardi usa aliança ao passar o Dia dos Namorados com Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi passa o Dia dos Namorados com Neymar e surge usando aliança