Criança

Dia da Mentira: seu filho vai mentir em algum momento e você precisa saber como lidar com isso

reprodução

Publicado em 01/04/2022, às 05h00 - Atualizado às 07h45 por Yulia Serra


Compartilhe:


Nesse 1º de abril, mais conhecido como Dia da Mentira, aproveitamos a data para falar sobre esse assunto e o comportamento das crianças. Não dá para fugir, seu filho vai mentir em algum momento da infância. Provavelmente, ela vai aparecer pela primeira vez de maneira tímida, como quando seu filho diz que escovou os dentes quando claramente não o fez. Assim como os adultos, crianças mentem, geralmente, para evitar problemas, impressionar ou proteger outra pessoa, ou ser educado. Por isso, uma das principais dicas é: lembre-se de que você, mãe ou pai, é um dos primeiros modelos na vida do seu filho. Demonstrar honestidade é o início para vencer esse tipo de comportamento.

“As crianças entram no mundo da mentira por volta dos 2 e 3 anos de idade”, explica a educadora Camila Queres, formada em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do canal CriaMinha. Mas existe explicação, nessa fase a mentiras vêm para substituir aquilo que elas não conseguem lembrar ou por uma falha de interpretação. Durante a primeira infância mentir não significa falta de caráter. Conforme vão crescendo e tendo mais relações sociais, precisam de ajuda para saber diferenciar pequenas mentiras – aquelas para não magoar os outros – da honestidade.

Seu filho irá mentir e você precisa estar preparado para agir (Foto: reprodução)

Cada idade com a sua mentira

Victoria Talwar, professora associada ao Departamento de Educação e Aconselhamento Psicológico da Universidade McGill, em Montreal, nos Estados Unidos afirma: “Todas as crianças mentem. Ensiná-las desde cedo como resolver situações para que não precisem mentir, pode ser a solução para criar um filho que fale a verdade”. Veja como encarar essa prática de acordo com a idade do seu filho:

O que fazer quando a criança mentir?

Existem várias formas para trabalhar a mentira de maneira positiva no crescimento do seu filho. Aqui vão algumas dicas para tornar esses momentos mais fáceis:

Era uma vez…

A fantasia é muito importante para as crianças e faz parte do desenvolvimento, por isso é fundamental saber diferenciar isso de uma mentira. A O seu filho precisa usar a imaginação e a confusão pode desestimulá-lo. Mentir é de nossa espécie: a negação e o direito ao segredo são constitutivos na formação da subjetividade humana. A mentira pode encobrir problemas graves, por isso nós, como pais, desejamos “cortar o mal pela raiz”.

Todas as crianças mentem, e é preciso agir a partir da idade do seu filho (Foto: Shutterstock)

Antes dos 7 anos seu filho não mente com intenção ou maldade, ele constrói uma realidade própria, que faz parte da imaginação. O problema é quando a criança começa a crescer e usa o mesmo recurso para mentir. As histórias continuam sendo para ilustrar acontecimentos, mas agora explicam por que ele tomou uma bronca na escola, por exemplo. Quando a idade de diferenciar o que é real e o que é fantasia chega e mesmo assim seu filho continua inventando, é bom ficar de olho, já que ele pode estar usando a mentira para manipular ou conseguir as coisas. Claro que, como para tudo, há exceções. Mas, em todo caso, é importante observar o que isso pode significar.

O que chamamos de fantasia é a transgressão da criança para um mundo paralelo – uma forma como ela enxerga a realidade. Assim, se vestindo de super-herói ou contando uma história do amigo imaginário, ela tem um recurso para lidar com o real. A fantasia dá instrumentos para a criança conseguir significar, dar sentido e sensações, desejos, anseios às situações. É a fantasia que constitui repertório do que e como a criança vê o mundo. Já a mentira, no sentido de trapaça, disfarce, negação, é realizada por crianças um pouco maiores, a partir de 7 anos — quando  interiorizam regras sociais, aprendem os binarismos (bom x ruim, justo x injusto) e têm mais acesso a recursos linguísticos e argumentação. Nessa idade, a criança poderá contar histórias para levar vantagem – ou seja, mentir.

Como saber que a criança está mentindo?

Para te ajudar nessa missão, fizemos um teste para você identificar quando o seu filho está mentindo ou não. Basta fazer cada uma das perguntas abaixo e marcar 1 ponto quando a criança disser “sim”. Ao final, faça a somatória e veja a resposta.

ATÉ 3 PONTOS: Relaxe! Todas as crianças fazem isso. É só uma fase

ATÉ 5 PONTOS: Tenha uma conversa séria sobre mentir. Sem pressão, mas esse é um momento importante

MAIS DE 6 PONTOS: Siga as nossas dicas e tenha aquele papo reto com confiança. Seu filho precisa entender que mentir é errado


Palavras-chave
pfnoinsta Criança mentir 1º de abril dia da mentira

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais