Criança

Crianças que escrevem à mão em vez de teclados desenvolvem melhor a alfabetização, diz estudo

Getty Images

Publicado em 06/07/2020, às 10h24 - Atualizado às 10h24 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


O número de crianças com o próprio celular aumentou (Foto: Getty Images)

A partir de uma maior familiaridade com os equipamentos digitais, a geração nascida no início da década de 2010 já ganhou certa experiência no assunto. De acordo com a pesquisa “Crianças e Smartphones no Brasil”, feita pela Mobile Time e Opinion Box de outubro de 2018 até setembro de 2019, passou de 23% para 30% o número de crianças entre 4 a 6 anos que possuem o próprio celular.

Com os dados levantados, foi possível notar que escrever à mão pode melhorar a alfabetização, por exemplo, ao contrário dos smartphones. Com as habilidades analógicas, usar a caneta e o papel também ajudam a reconhecer as letras. “A habilidade visuespacial é a capacidade que temos para representar, analisar e manipular mentalmente objetos”, explicou Juniala Rett, Marketing Manager da STAEDTLER Brasil.

Para compreender mais sobre o assunto, a STAEDTLER financiou o estudo do ZNL Transfer Center for Neuroscience and Learning da Universidade de UIm, no Sul da Alemanha. Com a pesquisa, as primeiras impressões foram surpreendentes: a capacidade de ler e escrever à mão melhorou as habilidades visuespaciais das crianças.

Foi notado ainda que comparado à digitação, escrever com lápis e papel foi mais eficaz no reconhecimento das habilidades, mas usar um tablet e uma caneta especial também trouxeram respostas significativas. Apesar de não apresentar a mesma extensão, usar o aparelho foi benéfico durante o estudo.

Intitulado de “Como as crianças aprendem a ler e escrever?” por sete semanas, 145 crianças foram divididas em três grupos para aprender palavras: com lápis e papel, caneta e tela, e com teclado e mouse. Britta Olsen, Head de Marca & Comunicação da STAEDTLER afirmou que foi bastante notável a escrita e o desempenho da leitura no tempo avaliado.

O grupo que escreveu à mão teve melhores resultados (Foto: iStock)

Mesmo com bons resultados nos três grupos, as crianças que ficaram escrevendo à mão no papel demonstraram um melhor reconhecimento das letras do que as do grupo do teclado. Petra Arndt, gerente executiva da ZNL destacou que: “Ao escrever à mão, as crianças precisam prestar atenção aos detalhes das letras e copiá-las no papel com o lápis. Isso os torna mais hábeis em detectar e reconhecer as letras do alfabeto“. Seu colega gerente de projetos da Universidade de Ulm, professor Markus Kiefer, acrescenta: “Esse traço de memória benéfico associado à escrita à mão é menos pronunciado quando se escreve à mão em uma tela de tablet em vez de papel. Como a tela é suave, escrever em um tablet não dá à criança tanto feedback sensorial sobre seus movimentos quanto o papel”.

Foi notado também que as crianças que escreveram à mão foram melhores nos testes do que as outras: “Com base nos resultados do estudo, parece que escrever à mão no início do desenvolvimento da alfabetização pode ajudar crianças com habilidades visuespaciais mais fracas a aumentar suas habilidades nessa área”, concluiu Olsen.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Desenvolvimento Criança Pesquisa ler escrever

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha