Criança

Compra dos materiais escolares: leve seu filho com você à papelaria, sim!

Volta às aulas: hora de comprar material escolar - iStock
iStock

Publicado em 05/01/2020, às 07h25 por Redação Pais&Filhos


Volta às aulas: hora de comprar material escolar (Foto: iStock)

Taís e Roberta Bento são mãe e filha, embaixadoras da Pais&Filhos, e fundadoras do site SOS Educação. Dessa vez, elas falaram sobre as compras para as voltas às aulas.

Tradicionalmente o mês de janeiro traz despesas extras. E a compra do material escolar está no topo da lista. É comum que os pais vejam como melhor opção deixar os filhos em casa, para que possam garantir gasto menor na hora das compras. O pressuposto é que o filho não estando, fica mais fácil escolher os melhores preços. Vamos repensar juntos: Essa é uma excelente oportunidade para envolver seu filhocom os estudos mesmo ainda estando em período de férias. Que tal pensar no material escolar como o primeiro passo para ter um ano de sucesso na escola e nos estudos?

Envolver seu filho em todo o processo, desde a definição do quanto vão gastar, à pesquisa de preços e compra em si, traz benefícios, como:

  • Melhora da autoestima: ao sentir que você confia na capacidade de compreensão e participação dele, ele cria imagem melhor de si e se prepara para desafios de aprendizagem que enfrentará durante o ano letivo.
  • Senso de responsabilidade: ao ter que escolher entre modelos de materiais, considerando se estão dentro do orçamento, seu filho assume a responsabilidade por cuidar melhor deles. Ele vai valorizar e preservar, assim como a relação com o dinheiroapresenta melhora. Tudo isso será refletido no aluno que ele se tornará quando as aulas voltarem.
  • Estímulo à criatividade: essa é uma excelente oportunidade para deixar que a imaginação entre em ação. Proponha um orçamento e deixe que seu filho quebre a cabeça para otimizar o que tem disponível. Como manter materiais do ano anterior, fazendo isso, ele pode direcionar aquele valor para outros produtos. Algumas possibilidades são encapar cadernos, trocar com amigos ou primos as mochilas, de forma que cada um comece o ano letivo com uma bolsa diferente, apontar e organizar lápispouco utilizados etc.
  • Enriquecimento da memória de longo prazo: ao focar na compra dentro dos limites de preço combinados, muitas novas conexões são formadas. Para que a experiência seja ainda mais positiva, deixe que seu filho participe do momento do pagamento também. Ele pode ajudar a passar o material no caixa, colocar na sacola e até mesmo passar o cartão de crédito. O único cuidado é adequar à idade e maturidade dele.

A pergunta frequente é a partir de que idade a criançaestá pronta para esse momento. E a resposta é simples: se ela já sabe qual o lápis predileto, por exemplo, está pronta para escolher entre duas opções. Na prática, isso significa que você, responsável, faz a pesquisa e deixa que seu filho escolha entre duas opções que estão dentro do orçamento previsto.

E aproveite para explicar: essas duas mochilasestão no preço que podemos pagar. Qual delas você escolhe? Para fechar com chave de ouro, não se esqueça de elogiar a participação que seu pequeno teve na manutenção do orçamento da família!

Leia também:

Taís e Roberta Bento falam sobre a importância da escola como rede de apoio: “Juntos é possível educar e ser educado”

Educação é um direito! Aprenda como exigir um desenvolvimento escolar de qualidade para o seu filho

5 dicas para seu filho aprender durante as férias sem precisar parar para estudar


Leia também

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

No RS, temporal faz família vítima - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Madonna e os filhos adotados - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho