Criança

Crianças em casa: Sociedade Brasileira de Pediatria cria guia para ajudar você e seu filho durante a quarentena

Getty Images

Publicado em 07/04/2020, às 09h45 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h21 por Yulia Serra


Compartilhe:


A Sociedade Brasileira de Pediatria fez recomendações para os pais lidarem com as crianças durante a quarentena (Foto: Getty Images)

Se não está sendo fácil para você aguentar essa quarentena, imagine para o seu filho. Por essa questão, é fundamental conversar com a criança sobre o coronavírus, claro de maneira lúdica de acordo com a idade de cada uma, para que entendam a necessidade desse isolamento. Para te ajudar nesse papo, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um documento científico com orientações aos pais e responsáveis, trata-se de um guia sobre como lidar com o seu filho durante o confinamento. 

Elaborado pelo Departamento Científico (DC) de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, a publicação aponta uma série de recomendações práticas para as famílias que ainda não conseguiram organizar a nova rotina no dia a dia. “Os filhos não estão indo às escolas, por isso, a tarefa de cuidar deles passou a ser em tempo integral. Além disso, no atual cenário, os avós não podem contribuir com o monitoramento das crianças e os pais precisam lidar com os afazeres da casa e, ao mesmo tempo, trabalhar em esquema de home office”, pontua dra. Liubiana Arantes de Araújo, presidente do DC de Desenvolvimento e Comportamento da SBP. 

Estresse tóxico

Segundo ela, esse contexto levanta um sinal de alerta para o “estresse tóxico”, porque, caso os pilares de saúde dos filhos não sejam respeitados, pode fazer com que a alta tensão em casa gere diferentes transtornos. O que isso significa? Que as adversidades vividas na infância resultam na alteração do nível de alguns hormônios, como cortisol e adrenalina, podendo, de acordo com a frequência e intensidade desses momentos, causar danos ao cérebro da criança. 

Para evitar o estresse em casa, confira o guia da SBP (Foto: Getty Images)

A situação pode gerar várias consequências em curto prazo, como maior irritabilidade, piora da imunidade e transtornos do sono. Já em médio e longo prazo, pode resultar em atrasos no desenvolvimento, transtorno de ansiedade, depressão, queda no rendimento escolar e estilo de vida pouco saudável na vida adulta. Uma vez que os pais são a principal referência dos filhos, é importante que também sigam as mesmas regras e sejam o exemplo. 

Para anotar no bloquinho

Baseando-se em estudos da Neurociência e outras publicações científicas recentes, a SBP indica algumas medidas para os pais terem com as crianças ao longo do isolamento, com objetivo de evitar que as complicações citadas acima possam surgir ou se agravar:

Seguindo essas dicas da Sociedade Brasileira de Pediatria, o convívio ficará mais fácil durante o isolamento (Foto: Getty Images)

Mais uma vez vale reforçar que quarentena não é férias, mas uma situação que merece atenção e vai passar. “A necessidade de permanecer em casa é uma medida extrema que modificou completamente o funcionamento da vida das famílias. Nesse período, reforçamos a importância dos pais estarem atentos às recomendações da SBP e, caso necessário, entrar em contato com o pediatra da família para tirar dúvidas – mesmo que à distância – e evitar efeitos prejudiciais à saúde e bem-estar das crianças”, conclui.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
pfnoinsta crianças quarentena sociedade brasileira de pediatria

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar