Publicado em 13/03/2020, às 14h17 - Atualizado em 20/03/2020, às 14h27 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou um decreto na tarde desta sexta-feira (13) com uma série de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.
As principais medidas são a suspensão de todos os eventos públicos —incluindo manifestações e comícios— e a antecipação das férias em todas as escolas públicas e privadas do estado.
O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado pelo governador em suas redes sociais. Todas as escolas do estado terão férias de 15 dias a partir da próxima segunda-feira (16), para evitar que os estudantes sejam vetores para o alastramento do vírus. A medida será reavaliada em duas semanas.
“O vírus se transmite muito rapidamente em aglomerações, e se evitarmos as aglomerações, não teremos uma crise aguda. E assim poderemos ter condições de tratar aqueles que foram infectados (…) Após uma reunião, eu determinei a criação de um gabinete de crise para monitorar o que está acontecendo e dar assistência à população”, explicou.
De acordo com o governador, as medidas terão o objetivo de evitar que a contaminação se propague muito rapidamente. “Para evitar que o contágio se prolifere de forma muito rápida, tomamos a decisão de suspender as aulas, antecipando o recesso, que são as férias escolares. Vamos antecipar as férias escolares a partir de segunda-feira (16) pelos próximos 15 dias e vamos avaliar se há necessidade de prorrogar por mais 15 dias (…) As escolas públicas e as escolas privadas vão antecipar as férias” ressaltou.
Sobre os eventos públicos, o governador também afirmou que a suspensão valerá inclusive para eventos que já foram autorizados. “Também estou determinando, pelo prazo de 15 dias, a realização de eventos e atividades serão suspensas, ainda que previamente autorizadas. A suspensão será para atividades que envolvam a aglomeração de pessoas, como eventos esportivos, shows, feiras, eventos científicos, comícios e passeatas em local aberto ou fechado”, disse.
A transmissão do coronavírus é feita através da mucosa oral, do nariz e dos olhos. Por isso, os especialistas recomendam os mesmos cuidados tomados com doenças respiratórias para evitar o contágio pelo vírus: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.
Confira mais dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de infecção:
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Caiu o preço
Ofertas do dia: aproveite até 40% de desconto no Samsung Galaxy A55
Família
Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"