Criança

CoronaVac possui eficácia de 69% contra hospitalização de crianças entre 3 a 5 anos, afirmam especialistas

Getty Images

Publicado em 19/03/2022, às 09h46 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma equipe de pesquisadores no Chile afirmou que a vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, teve apenas 38,2% de eficácia na imunização contra o vírus da Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos.

No entanto, houve 68% na prevenção de internações unidades de terapia intensiva (UTI) e 64,6% para hospitalizações nessa faixa etária. “A eficácia foi modesta; no entanto, a proteção contra doenças graves permaneceu alta”, afirmaram os pesquisadores. A pesquisa foi divulgada na última terça-feira, 15 de março na Research Square.

Coronavac possui eficácia de 69% contra hospitalização de crianças entre 3 a 5 anos, afirmam especialistas (Foto: Getty Images)

“O surto da linhagem Ômicron causou um número sem precedentes de casos de Covid-19, incluindo internações hospitalares pediátricas”, informou o estudo.

No dia 21 de janeiro, durante uma coletiva, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passa a recomendar o imunizante da Pfizer para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19.

A Organização Mundial da Saúde informou que defende o uso da Pfizer para vacinar crianças entre 5 e 11 anos (Foto: Freepik)

A decisão foi informada pelo presidente do Grupo Consultivo de Vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS), SAGE, Alejandro Cravioto, durante coletiva de imprensa: “Atualizamos as recomendações provisórias deste produto [a vacina da Pfizer] para estender a indicação de idade para 5 anos, com uma dosagem reduzida para aqueles de 5 a 11 anos”.

O representante do órgão garantiu a segurança do produto e afirmou: “Gostaria de deixar claro que nós nunca recomendaríamos uma vacina que não tem registros consistentes de segurança, após revisar todos os estudos e evidências”.

O imunizante já havia sido recomendado para pessoas maiores de 12 anos e as conclusões para reduzir a faixa etária foram feitas a partir de uma reunião de especialistas na última quarta-feira, 19 de janeiro.

Desta forma, a medida recomenda que crianças entre 5 e 11 anos recebam uma dosagem de 10 microgramas – que devem ser aplicadas entre o intervalo de quatro a oito semanas. O que difere das pessoas com mais de 12 anos, que recebem 30 microgramas.

De acordo com Alejandro Cravioto, as crianças não se encontra no grupo prioritário de vacinação da OMS, com exceção daquelas que apresentam comorbidades. Ele ainda reforçou que vários dados foram analisados para chegar a essa conclusão: “Posso assegurar que se houvesse alguma dúvida, não haveria a recomendação”.


Palavras-chave
vacina covid-19 CoronaVac vacinação crianças

Leia também

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho