Criança

Colorindo o futuro: expressão criativa é fundamental na infância

Pintar e colorir é um ótimo exercício para explorar a criatividade infantil - (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Carioca

Publicado em 18/01/2024, às 11h06 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


As crianças nascem descobrindo o mundo. Através dos cinco sentidos, seu filho entende diversas dinâmicas sociais e aprende novas habilidades. Uma delas é a criatividade. A criatividade nasce com a gente e precisa ser estimulada pelos pais e cuidadores. E, muitas vezes, estimular essa habilidade é deixá-lo ser criança, permitindo explorar o mundo com as próprias mãos.

É possível que, na melhor das intenções, você blinde seu filho dessa prática, com medo que ele erre, se machuque, se chateie ou se frustre, mas deixa eu te lembrar de uma coisa: o erro é fundamental para que a criança encontre novas possibilidades e um caminho, assim como a frustração é fundamental para lidar com o mundo que o espera, afinal, é impossível passar pela vida sem se frustrar. Ter o ensinamento dentro de casa e com apoio dos pais com certeza será melhor para ele se preparar quando não tiver o seu apoio tão próximo e vir a enfrentar esse sentimento no futuro.

Os lápis de cor ajudam seu filho a estimular a imaginação. Na imagem, as linhas de giz de cera, canetas hidrográficas com carimbo e Tita Erasable da CARIOCA, os lápis de cores apagáveis(Foto: Divulgação)

Mas vamos ao que interessa. Talvez, você já saiba da importância de explorar e estimular a criatividade infantil, a grande questão é: como aplicar isso na prática? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você estimular a imaginação da sua criança, contribuindo para seu desenvolvimento emocional e cognitivo.

  • Esteja preparado para a bagunça: é importante ter um canto da arte para seu filho experimentar livremente e fazer sujeira. Uma dica para diminuir a desorganização é colocar um jornal embaixo da mesa ou até fazer em um espaço ao ar livre. Existem linhas de produtos hoje que são super laváveis, ou seja, o produto é removido da pele da criança, de pisos e paredes apenas com um lenço umedecido, como é o caso da marca Carioca.
  • Encoraje o processo do seu filho: deixe que ele explore todas as possibilidades e muito mais do que o resultado, foque no processo, questione sobre o desenho. Descubra como ele se sentiu e aproveite para conhecer a sua criança: o que gosta ou não gosta.
  • Evite dar muitos direcionamentos: antes de pedir para que ele desenhe um céu… Estimule a realização de um desenho livre, com tema a escolha da criança. E claro, isso se expande para as cores e materiais utilizados. Misturar tudo e testar novas texturas é muito mais divertido.
  • Deixe como está: na mesma linha do item anterior, evite mudanças ou adições à obra de arte do seu filho depois que ele finalizar. É importante que ele se sinta livre para criar e que sua arte é suficiente para si e para os principais exemplos dele, os pais.
  • Traga a arte para dentro de casa: quando a criança mostrar algum trabalho artístico que fez, comente, discuta, mostre interesse. Vá além de comentários genéricos como “que lindo”, procure entender como ele pensou naquilo e as escolhas de cor e temática.
  • Evite a sobrecarga de tarefas: é claro que a aula de violão, futebol ou judô são bacanas para o desenvolvimento do seu filho, mas o excesso dessas tarefas pode fazer com que a criança não perceba o ganho com cada uma delas ou até perca o interesse nelas.
  • Abaixe as expectativas: a criança precisa entender que a arte é livre e não segue apenas um padrão. E, mesmo que o resultado não seja o esperado, é crucial que ela tenha o sentimento que tentou e deu o seu melhor, e você o valoriza por isso.

Pintar e colorir faz bem

Resiliência, consciência social, inteligência emocional, autocontrole, empatia, comunicação, resolução de problemas, responsabilidade, imaginação, assertividade… Quantas habilidades fundamentais para a vida podem ser desenvolvidas por meio de uma atividade tão simples quanto pintar e colorir? Sim, os desenhos são capazes de apresentar um mundo de possibilidades para o seu filho, por isso ter esse espaço dedicado à pintura na sua própria casa é tão importante. Por isso, a Carioca tem diversas linhas de produtos de pintura, desenho e escrita, para estimular a imaginação das crianças e criar obras de arte cheias de significado.

Os desenhos ajudam você a entender mais sobre a personalidade do seu filho (Foto: Divulgação)

A expressão criativa é o momento que a criança traduz no papel sentimentos difíceis de lidar, alegrias com novas descobertas, experiências que a marcaram de alguma forma. Aquele desenho tão “banal” quanto um rabisco - que muitas vezes temos dificuldade em entender - expressa muito mais do que palavras. Use isso a seu favor e entenda o que seu filho está querendo dizer através do desenho. A pintura é um campo rico que abre várias portas para pais e filhos. Boa diversão!


Leia também

O menino de apenas dois anos aprendeu três idiomas - (Foto: Arquivo pessoal)

Família

Menino baiano que leu e escreveu com apenas 1 ano aprende inglês, russo e coreano aos 2 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Isis Valverde e Marcos Buaiz remarcam data do casamento após diagnóstico de câncer

Virginia e Zé Felipe - Reprodução: Instagram

Família

Sete suítes, piscina, cinema, adega e 7 mil m²: Veja fotos da nova mansão de Virginia e Zé Felipe

Sorocaba, Biah Rodrigues e filhos - Reprodução: Instagram

Família

Sorocaba faz desabafo emocionante sobre os filhos: 'Mudou minha vida’

Neymar comenta foto de Bruna Biancardi e Mavie em campo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar posta foto de Bruna Biancardi e Mavie em campo de futebol: “Meus amores”

Zé Felipe disse que ficou com medo da filha - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Zé Felipe se assusta ao ver Maria Alice conversando com irmão de Leonardo: “Não é, tio Leandro”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar