Criança

Caso Gael: mãe que matou filho de 3 anos será isenta de pena pela justiça

Reprodução/G1

Publicado em 31/03/2022, às 10h56 - Atualizado às 12h57 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Segundo a perícia, Andréia Freitas, mãe de Gael que foi morto em maio do ano passado com apenas 3 anos de idade, sofre de transtornos psiquiátricos. A mulher está em prisão preventiva, e de acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, ela agrediu o filho no apartamento da família, na Bela Vista, em São Paulo, matando-o por asfixia.

Segundo o laudo anexado ao processo judicial, Andréia sofre de “transtorno dissociativo”, um distúrbio no qual o doente apresenta alterações na consciência, na identidade, na memória, na percepção do ambiente e no controle de movimentos e do comportamento. A pessoa se distancia, involuntariamente, da realidade e tem dificuldades para se lembrar dos acontecimentos depois.

O perito Richard Rigolino, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), afirma no documento que a mãe de Gael estava, por ocasião do homicídio, “privada de sua capacidade de compreensão e volição, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito” dos seus atos. Volição é ação de escolher ou decidir.

Gael morreu em maio do ano passado de asfixia pela mãe (Foto: Reprodução/G1)

Segundo o perito, “sob a ótica médico-legal psiquiátrica”, Andréia é inimputável. “Pelas características do mal, há a possibilidade de reincidência no delito ou no cometimento de outros”. Ele recomendou que, pelo distúrbio neuropsiquiátrico apresentado, Andréia deve receber “tratamento psiquiátrico compulsório em regime de internação, em vista do caráter imprevisível e episódico do transtorno, com encaminhamento posterior para tratamento semi-intensivo de manutenção”.

Ele recomendou que, pelo distúrbio neuropsiquiátrico apresentado, Andréia deve receber “tratamento psiquiátrico compulsório em regime de internação, em vista do caráter imprevisível e episódico do transtorno, com encaminhamento posterior para tratamento semi-intensivo de manutenção”.


Palavras-chave
Mãe asfixia Caso Gael inimputável transtorno dissociativo transtornos psiquiátricos

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer