Publicado em 03/07/2012, às 21h00 - Atualizado em 23/06/2015, às 13h50 por Redação Pais&Filhos
Pegamos carona nessa brincadeira clássica dos nossos filhos para mostrar para você quais os tecidos mais usados em decoração de quarto de criança.
Piquê
Com superfície texturizada, tem várias saliências com o formato de pequenos losangos. Teve origem na França e geralmente sua composição leva 100% de algodão. O toque é macio e super confortável. O tipo mais conhecido de piquê é o ninho de abelha, ou favo de mel. É usado para vários fins, como toalhas, roupão, colchas e principalmente enxoval de bebês. De qualquer maneira, não tem erro: é sempre muito chique.
Chitão
Feito inteiramente de algodão, é um tecido que costuma ter grandes estampas florais, embora com pontos simples. Os padrões são coloridíssimos e vibrantes. Além de ser usado na produção de roupas para festas populares, como a festa junina, é utilizado na confecção de almofadas, cortinas, para artesanatos com patchwork e para acabamentos em objetos de decoração como abajur.)
Lonita
É um tecido consistente de algodão liso, listrado ou xadrez, muito utilizado na confecção de toalhas
de mesa, capas e estofados. A lonita costuma ser muito usada na decoração porque tem uma estrutura mais armada e é bem resistente. Pode ser impermeável ou não.
Fralda
Feito 100% de algodão, pode ser liso ou com estampas diversas. Com textura finíssima, é super macio e tem a característica principal de ser absorvente. Além disso, tem pequenos poros de respiração. O tecido é comumente usado como paninho de boca e fralda tradicional, mas também pode serve como protetor de berço, e enfeite para aparadores e trocadores.
Voil/voile
Muito simples, este tecido feito de poliéster, algodão ou lã, é leve, embora não seja muito macio ao toque. A tecelagem é lisa e quase quadrada. Costuma ser mais utilizado para a confecção de cortinas, a maioria das vezes acompanhado de um forro, já que é levemente transparente. O voil se destaca pelo seu caimento e fluidez, e pelo acabamento perfeito, é ideal para o quarto dos bebês. Serve também como forro de colchas, mantas e almofadas.
[!page]
Linho
Um dos principais tecidos usados em decoração infantil por causa da sua resistência e flexibilidade, apesar de amassar facilmente. Tem características antibacterianas, antifungicidas e não causa irritações ou alergias. Também oferece pequena proteção contra a radiação UV. O tecido é uma fibra bastante forte e fácil de ser submetido a manutenção, como a lavagem. É bem brilhante e lustroso. E é lindo! Como resistir?
Tela de linho
Feito inteiramente de linho e por isso, com as suas mesmas características de resistência e flexibilidade, essa tela é muito usada como cortina, capa de almofadas ou mesmo painel de pintura. O diferencial em relação aos outros tecidos que podem ser usados como cortina em quartos de bebês, é que eles evitam o acúmulo de ácaros.
Malha
Os tecidos de malha são caracterizados pelo entrelaçar dos fios, podendo ser sempre no mesmo sentido, ou todos na horizontal ou todos na vertical. O processo de tecimento mais usado na confecção é o tricô. É muito utilizado em cortinas, tapetes, edredons e almofadas.
Anarruga
Feito de poliéster, seda ou algodão fino, a anarruga é um tecido listrado e leve, que tem a aparência de enrugado. Com grande espaço entre as fibras para a circulação de ar, ele não tem necessidade de engomar e é mais fácil de lavar. A anarruga é ideal para cortinas e roupões, principalmente por ser em cores pastéis (as cores tradicionais do tecido são o branco e o azul.)
Bordado Inglês
A gente aqui na revista adora. Tecido caracterizado pelos bordados delicados feitos em cambraia ou organza. É mais ou menos assim: uma linha branca em fundo branco (geralmente de algodão), sobre o qual se faz um desenho de orifícios redondos ou ovais. Está na moda, e tem sido muito usado nos quartos de bebês.
Brim
100% de algodão, é feito em estrias diagonais (sarja), o que garante a alta resistência e firmeza. A vantagem desse tecido é que ele quase não suja, embora seja também difícil de lavar. Pode ser liso ou estampado (geralmente em xadrez e listras) e é macio ao toque. É normalmente utilizado na confecção de peças de vestuário e na decoração de interiores, tanto de forros quanto de cortinas e estofados.
Renda
Quem não conhece? Tecido transparente com malhas abertas, finas e delicadas feita por fios que formam desenhos variados com entrelaçamento de linho, seda e algodão. Renda é renda. Geralmente, é trabalhada à mão. Embora seja muito usado em peças de vestuário, a delicadeza do tecido faz com que ele seja encontrado também em decoração de quartos infantis. Fica lindo até se usada como papel de parede.
Cambraia
Suave e macio, esse tecido pode ser feito de algodão, linho leve, ou lã. Ele é muito usado em trabalhos de renda e bordado, pois é leve e fácil de ser lavado e costurado. A cambraia pode ser lustrosa ou acetinada, e é utilizada para fazer peças delicadas de decoração, ideal para quarto de crianças. Apesar da delicadeza, tem estrutura forte e é bem resistente. Com certeza pelo menos uma almofada de cambraia, seu bebê vai ter…
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor