Criança

Academia do Oscar divulga nota após polêmica de filme sobre assassinato de menino de 2 anos

Reprodução

Publicado em 27/01/2019, às 17h04 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h37 por Isabella Zacharias


Compartilhe:


Na terça-feira (22), Denise Fergus, mãe de James Bulger, postou em seu Twitter uma carta aberta demonstrando sua indignação à indicação do curta-metragem irlandês “Detainment” ao Oscar 2019.

Produzido por Vincent Lambe e Darren Mahon, o curta é baseado no caso real da morte de James, ocorrida em 1993. O menino, que na época tinha apenas 2 anos, foi sequestrado, torturado e morto por duas crianças de 10 anos. O curta é focado nos dois jovens e em seus depoimentos para a polícia.

Em sua carta, Denise disse se sentir enojada e triste com a indicação: “Uma coisa é fazer um filme desses sem entrar em contato ou pedir permissão da família. Outra é ter uma criança recriando as horas finais da vida de James antes dele ser brutalmente assassinado e fazer eu e a minha família revivermos tudo isso!”, ela escreveu.

A Academia de Artes e Ciências de Hollywood, responsável pelo Oscar, respondeu à carta da mãe, informando que não tomará partidos na indicação do curta.

A Academia responsável pelo Oscar divulgou uma nota pedindo desculpas à mãe de James (Foto: Reprodução)

“A Academia oferece suas mais profundas condolências à Sra. Fergus e à família dela. Seguindo os princípios fundamentais e tradicionais que mantêm a integridade da premiação, a Academia não influencia de maneira alguma o processo de votação”, disse a nota divulgada pela EW.

A nota ainda dizia que o curta foi escolhido por membros da Academia e que, quando eles fazem suas escolhas, cada um usa o próprio julgamento em relação à criatividade do filme. A instituição disse que, embora isso não alivie a dor da família, eles queriam deixar claro o papel neutro da Academia no processo de votação.

Denise lançou uma petição online para tirar o filme da categoria, mas não obteve sucesso. A petição foi assinada por 100 mil pessoas, porém o filme continua nas indicações. “A petição foi ignorada, assim como os meus sentimentos, pela Academia”, ela disse.

Ela agradeceu ao apoio de todos e disse que torce para que o curta não ganhe o Oscar. Denise continua pressionando a justiça por sentenças mais longas para os assassinos do filho, sentenciados à oito anos, de acordo com a BBC News.

O produtor Vincent Lambe disse que não esperava que a família ficasse confortável com um filme que humaniza os dois meninos: “Eu espero que eles entendam a razão pela qual o curta foi feito, e certamente não era para trazer mais luto para eles”, afirmou.

Leia também:

Mãe decide continuar com a gravidez após descobrir doença grave e o motivo vai te emocionar

Mãe solteira precisou contar ao filho que não tem muito tempo de vida

Mãe é proibida de amamentar na creche das filhas e desabafo viraliza na internet


Palavras-chave
Comportamento Família Criança Aconteceu comigo Mãe Artes e Cultura

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Nora faz teste de DNA por insistência da sogra e descobre revelação familiar de séculos