Criança

A gente adorou essas conversas: confira o que rolou nas nossas lives do Facebook

Getty Images

Publicado em 27/01/2019, às 19h07 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h37 por Isabella Zacharias


Compartilhe:


Toda semana a gente fala sobre um tema relevante para a sua família nos nossos lives do Facebook. Entrevistamos especialistas e contamos com a participação da nossa audiência. Se você perdeu algum, está na mão!

BRINCANDO E APRENDENDO
O pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, deu várias dicas de como estimular o desenvolvimento motor da criança durante as brincadeiras.

Qual a idade ideal?
Desde recém-nascido. Os bebês nascem com uma carga genética que torna o aprendizado mais rápido nesse período. Por isso, é importante aproveitar a oportunidade para estimular e fazer contato.

O que seria estimular?
É basicamente fazer troca. Mas isso vem da criança, os pais precisam ficar atentos e estar à disposição. Quando ela vem com um olhar, sorriso ou movimento, é papel dos pais fazer essa troca de atenção. O melhor estímulo é brincar e conversar.

Pode falar com “voz de bebê” com ele?
Pode! Brincar, rolar e falar como bebê. Não precisa tratá-lo como uma empresa, com horários rígidos, por exemplo, porque ele não vai aprender a ser um adulto quando ainda é um bebê.

Confira como foi a live no Facebook:

DE OLHO NO FUTURO
Batemos um papo sobre como melhorar a alimentação do seu filho com Elza Daniel de Mello, pediatra, nutróloga e mãe de Paula.

O leite é importante para a criança acima de 3 anos?
Sim! Principalmente por causa do cálcio, que é fundamental para formar os ossos. A falta dele pode causar osteoporose, por exemplo, um problema que antigamente não era levado em consideração pelos pediatras. Hoje todos pensam no futuro da criança também e lembram que ela envelhecerá, por isso uma dieta rica em leite e derivados é importante.

Qual o benefício da dieta da gestante para o bebê?
Todos! Cada vez mais existem estudos comprovando que a qualidade da alimentação da mãe interfere diretamente na “qualidade” do bebê em vários aspectos. Por exemplo, o líquido amniótico tem sabor. Então se as mães comem mais frutas e verduras durante a gravidez, será mais fácil para a criança comer bem esses alimentos também.

MUNDO DA FANTASIA
O jornalista, escritor e pai de Gabriel, Márcio Vassallo, conversou com a gente sobre reparar nos menores (e melhores) detalhes da vida.

Dá para reparar nesses detalhes com a presença dos celulares?
Eu sempre digo que dá para respirar sem a ajuda de aparelhos. A gente precisa parar e ver as coisas com um olhar de estranheza, sonho, encantamento… Do mesmo jeito que as crianças fazem antes da gente passar uma caneta vermelha na forma delas de enxergar o mundo.

E como a gente consegue fazer isso?
Aumentando a nossa conexão com nós mesmos. Nada contra internet e redes sociais, mas precisamos parar, nos desconectar para reparar, não só olhar.

O que é fantasia na educação da criança?
É a consequência de uma educação com interesse amoroso por parte dos pais. É diferente de usar histórias tradicionais como bengala para a educação baseada no controle e no medo.

Confira a live do Facebook:

SORRISO SAUDÁVEL
A odontopediatra Thelma Parada, mãe de Guilhermina, veio até a redação para dar dicas e tirar as dúvidas da nossa audiência sobre a saúde bucal do bebê.

Quando deve ser a primeira visita ao dentista?
O quanto antes. A gente recomenda que as gestantes visitem consultórios odontológicos para que possam cuidar da sua saúde bucal e receber as primeiras informações sobre os bebês. Pensando neles já nascidos, é recomendado ir, no mais tardar, quando nascerem os primeiros dentes. Mas se puder levar antes é melhor.

Você tem alguma dica para tornar o momento de escovação mais tranquilo?
O bebê de até 3 anos dá muito trabalho para escovar os dentes, é normal. Para facilitar isso, é preciso lembrar que a boca é o primeiro “mundo” da criança, então criar uma rotina para a hora de higienizar a boca faz toda a diferença – desta forma, ela entende que assim como o momento de trocar fralda, depois de comer ou tomar banho, é a hora de escovar os dentes. Além disso, é importante apoiar a cabeça dela e não apertar a boca, isso ajuda a diminuir o incômodo na hora da escovação.

E tentar negociar com a criança, funciona?
Não acho que seja a melhor solução. Escovar o dente é uma coisa que você faz várias vezes por dia, todos os dias. Não dá para ficar negociando todas as vezes que precisar, isso não funciona direito. O que com certeza dá certo é: apoiar a cabeça da criança e usar a criatividade para mergulhar no mundo da imaginação, tornar esse momento mais lúdico.

Como as cáries se desenvolvem nessa fase? Bebê pode ter também?
A cárie precisa de vários fatores para surgir. Se a criança de até 3 anos e que já tem dente na boca, tem o hábito de consumir açúcar e não escova direito os dentes – o que dá muito trabalho nessa idade –, ela vai ter cárie. Importante lembrar que existem ainda os açúcares escondidos, que estão no iogurte e sucos de caixinhas, por exemplo. É muito comum a criança ter problema no canal por causa dessa falta de cuidado, porque as cáries em dentes de leite evoluem muito mais rápido.

Confira como foi a live no Facebook:

Leia também:

Assista ao live com a APAF, associação que tem creches gratuitas para famílias carentes

5 maneiras de tornar o desfralde do seu filho mais fácil

OMS divulga 10 prioridades de saúde para fazer um mundo melhor para o seu filho


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Saúde Alimentação Desenvolvimento Criança Revista Pais&Filhos

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’