Criança

3 escolas que inovaram na arquitetura para aprimorar o desenvolvimento das crianças

Alexandre Suplicy

Publicado em 20/07/2017, às 16h14 por Jéssica Anjos


Compartilhe:


(Foto: Alexandre Suplicy)

É comum vermos escolas incríveis e inovadoras ao redor do mundo. Mas você sabia que existem lugares assim aqui no Brasil? Selecionamos três exemplos para você acreditar e se encantar. Nelas até a arquitetura conta para o desenvolvimento dos seus alunos.

Escola Concept

A escola é focada na aprendizagem. “A instituição é resultado de um estudo de mais de três anos para chegar ao projeto final. Nós descobrimos que o espaço físico é muito importante no processo de aprendizado do aluno e queríamos garantir que ele tivesse uma experiência marcante”, afirma Leandro Martins, diretor de marketing do grupo SEB, pai de Chico.

Segundo Leandro, eles buscaram inspiração em nove países. “As principais influências para a arquitetura vieram da Finlândia e Estados Unidos”, exemplifica. O projeto de construção privilegia 100% a mobilidade. Todas as paredes da sala de aula são retráteis, proporcionando para alunos e professores múltiplos ambientes no mesmo lugar. “Também não temos barreira entre analógico e digital. A Concept tem painéis digitais espalhados por todos os ambientes, até mesmo no parquinho!”, explica o diretor de marketing. Em 2017, o grupo quer abrir mais duas unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.

(Foto: Alexandre Suplicy)
(Foto: Alexandre Suplicy)
(Foto: Alexandre Suplicy)

Escola Eleva

A Escola Eleva é um casarão que já abrigou orfanatos, escolas e espaços dedicados à arte e educação. “Fizemos pesquisas, visitamos várias escolas ao redor do mundo para ver o espaço e como a arquitetura era utilizada”, comenta Antônia Almeida, diretora de Marketing da Eleva, mãe de Catarina e Victor.

A ideia é que todos os espaços tenham aprendizado, colaboração e criatividade. “Um espaço pode servir para mais de uma função”, explica Mariana Bokeou, gerente de Marketing da Eleva, mãe de Lara e Benjamin. Um exemplo é a oficina de protótipo. É um espaço de construção, mas também serve para colaboração, os alunos trabalham juntos.

Antônia conta que na biblioteca, por exemplo, você não vê só cadeiras duras, há também puffs e tapetes, para tornar o ambiente mais acolhedor. “A escola é uma junção do antigo e do novo que nós acreditamos ser inspirados para os nossos alunos”, completa Antônia.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Analice Paron)
(Foto: Analice Paron)

Escola Projeto Âncora

A escola fundada por Regina Celi de Albuquerque Machado Steurer e seu marido Walter. No ano passado o Âncora foi eleito uma das 12 escolas mais inovadoras do mundo por uma pesquisa que percorreu o globo inteiro.

Logo na entrada, ao invés de um prédio tradicional, existe uma tenda de circo. A escola também dispõe ateliê de artes, teatro e são os alunos que decidem as atividades que querem fazer e o ritmo dos estudos. O Projeto Âncora não tem salas de aula, todos os espaços são oportunidades de aprendizado para mais de 200 crianças e adolescentes de baixa renda da cidade de Cotia, São Paulo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também:

A idade certa de colocar o filho na escola

10 curiosidades sobre o desenho do seu filho

6 coisas que o bebê faz dentro da barriga da mãe


Palavras-chave

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais